Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte na Educação

I Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte na Educação

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens As coordenadoras Scheila Maçaneiro e Sonia Vasconcellos

As coordenadoras Scheila Maçaneiro e Sonia Vasconcellos

Entre os dias 20 e 22 de agosto, o campus de Curitiba II da Unespar (FAP) realizou o I Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte na Educação.

O evento, coordenado pelas professoras Scheila Maçaneiro e Sônia Tramujas Vasconcellos, propiciou a discussão de abordagens e metodologias emergentes que inserem experiências e práticas artísticas como processo, modo e resultado de investigações no campo educacional, de forma a estabelecer conexões e transformações no modo de pensar a pesquisa de e sobre o ensino de arte.

A conferência de abertura, “A Pesquisa Baseada em Arte na Educação: a A/r/tografia”, foi proferida pela professora Dra. Rita Irwin, da Divisão de Formação de Professores da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá. A pesquisadora presidiu a International Society for Education through Art (InSEA) no biênio 2012/2014 e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho com a A/r/tografia ao participar ativamente na construção, aprofundamento e divulgação dessa forma poética e conceitual de investigação.

As coordenadoras do evento salientam que Rita Irwin, juntamente com uma equipe da UBC, "têm enfatizado, nos cursos de graduação e de pós-graduação relacionados à formação de professores, a pesquisa e a exploração de abordagens que empregam as artes no processo da pesquisa qualitativa. Tipos de pesquisa que inserem em suas investigações formas literárias, performance, poesia, artes visuais, vários tipos de mídia, narrativas, arte popular, artefatos, visualidades e muito mais".

Participaram da abertura, Aurélio Bonna Junior, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unespar, que também representou o reitor Antonio Carlos Aleixo, Salete Machado Sirino, diretora do Centro de Artes do campus, Pierângela Nota Simões, diretora do campus, Marcelo Bourscheid, vice-diretor do campus, Zeloí Martins dos Santos , chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação, Nádia Luciani, chefe da divisão de Extensão e Cultura e Luciano Buchmann, coordenador do Pólo Arte na Escola/FAP, representando também a presidente da Fundação Iochpe.