Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar reforça combate à discriminação de gênero

Unespar reforça combate à discriminação de gênero

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Com o objetivo de auxiliar no combate às práticas machistas em seu interior, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) emitiu nesta segunda-feira (16), por meio do Gabinete da Reitoria, uma circular interna orientando que dirigentes da instituição, sejam da gestão superior, intermediária ou básica, garantam a representatividade feminina nas mesas de solenidade de abertura e nas atividades científicas da universidade.

“Temos consciência de que atitudes como esta, apenas, não resolvem o problema da discriminação de gênero no ambiente universitário, mas, abrem o debate sobre as práticas e os comportamentos machistas, sexistas e misóginos que ainda imperam no meio acadêmico”, orienta o documento.

Conforme informa a circular, ainda que os valores da igualdade estejam expressos nos principais documentos da instituição, como, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022, aprovado na última sessão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), e a despeito da instituição contar com mulheres em suas funções estratégicas, é preciso alertar para a existência de práticas discriminatórias no interior da universidade que refletem, de maneira explícita ou velada, as desigualdades nas relações de gênero que aparecem na estrutura social.

A Unespar reforça, ainda, a necessidade do combate, em todos os níveis institucionais, a atitudes, comentários, “piadas” e discursos de cunho machista, racista, lgbtfóbico, capacitista, ou que firam princípios básicos dos direitos humanos, bem como à prática de assédio sexual e/ou moral, sejam tais atos cometidos por agentes, docentes ou discentes da universidade.

A instituição informa também que qualquer membro da comunidade acadêmica que esteja ou tenha passado por alguma situação de violência, seja ela motivada por questões de gênero, sexualidade, raça ou deficiência, deve fazer a denúncia ao Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) de seu campus e também à ouvidoria da Unespar por meio deste link.