Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar retoma discussões sobre reestruturação de cursos

Unespar retoma discussões sobre reestruturação de cursos

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Programa realiza o terceiro encontro geral nesta quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, serão retomadas as atividades do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com o III Encontro Geral. Será a primeira ação, neste ano, que reunirá os diretores de Centros de Área, coordenadores de Colegiado de Curso, chefes de Divisão de Ensino e professores para as discussões.

No primeiro dia do evento será no campus de Campo Mourão e depois no Campus de Curitiba I. A programação contempla, no período da manhã, palestra com a professora, doutora Lígia Márcia Martins, que abordará os desafios e compromissos da universidade pública com a formação humana. No período da tarde será concluído o ciclo de avaliação diagnóstica do programa com discussão coletiva dos resultados e apresentada as orientações para início da etapa de proposições curriculares e debates coletivos dos Projetos Políticos Pedagógicos.

Como explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Junior, a etapa de diagnósticos objetiva identificar a situação atual dos cursos da universidade. “Os participantes avaliam as potencialidades e fraquezas, as distâncias e proximidades entre cursos afins, bem como a situação legal de nossa instituição frente às diretrizes curriculares e legislação nacional”, detalha.

Já visualizando as ações da próxima fase, o encontro desta semana, oportunizará um momento coletivo de reflexões teóricas e políticas que fundamentarão as discussões futuras de elaboração das propostas de currículos. “É importante e necessária a ampla participação e envolvimento de todos no encontro geral que também municiará os participantes com subsídios políticos e pedagógicos necessários ao início da construção consistente de novas matrizes curriculares”, reforça o pró-reitor.