Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar reúne experiências do Pibid em coletânea de livros

Unespar reúne experiências do Pibid em coletânea de livros

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Os livros reúnem 27 artigos de diferentes subprojetos Pibid realizados na Unespar

Uma coletânea da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), composta por quatro livros, reúne artigos sobre as experiências proporcionadas pelos subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e tem como título “Iniciação à Docência Pibid e a formação de professores pelos campi da Unespar”.

Ao todo são 27 artigos, de várias áreas de conhecimento das licenciaturas, disponibilizados para a comunidade. A organização tem como base as pesquisas e reflexões oriundas da inter-relação teoria e prática entre universidade e escolas de educação básica. “São trabalhos que permitem conhecer parte das ações desenvolvidas e resultado da investigação e ação didático-pedagógica desenvolvida pelos coordenadores, supervisores e acadêmicos bolsistas”, pontua a coordenadora institucional do Pibid, professora Márcia Stentzler.

A coletânea, segundo a coordenadora, surgiu da necessidade de reunir os resultados das ações iniciadas em 2010, nos atuais campi de Paranavaí e União da Vitória. “Com a criação da Unespar, foi possível ampliar significativamente a abrangência do programa”, cita lembrando que atualmente são 40 subprojetos em todos os sete campi da universidade.

Além da versão impressa, os livros podem ser acessados eletronicamente no site da universidade, na página da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), por meio do endereço prograd.unespar.edu.br.

Pibid na Unespar
De acordo com a coordenação, o Pibid tem o objetivo de preparar os acadêmicos dos cursos de licenciatura para atuarem junto aos educandos. Desta forma, possibilita um diálogo permanente com a educação básica, a sala de aula e a comunidade escolar desde a formação inicial. Além disso, garante aos professores das escolas parceiras a formação continuada e com isso cria-se uma atmosfera em prol da melhoria da qualidade da educação.

As ações desenvolvidas pela Unespar por meio dos subprojetos já atenderam cerca de 90 mil estudantes da educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.

Acesse a coletânea