Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar sedia oficina do Programa Memória do Mundo nesta terça, 31

Unespar sedia oficina do Programa Memória do Mundo nesta terça, 31

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Inscrições podem ser realizadas ainda nesta segunda-feira, dia 30

Acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade podem ser reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira. Para isso, os interessados devem candidatar-se no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.

Com o objetivo de orientar a elaboração das candidaturas e disseminar os objetivos do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoWBrasil), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II, sediará uma oficina nesta terça-feira, 31. Instituições de gestão de patrimônio documental como arquivos, centros de documentação e memória, museus, universidades, secretarias de cultura e fundações são o público-alvo da atividade. As inscrições podem ser efetuadas nesta segunda-feira, 30, pelo e-mail diretoria.cultura@unespar.edu.br.

O evento é organizado pelo Comitê Nacional do programa em parceria com a Unespar e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Estão em oferta 50 vagas. A oficina acontecerá das 9 horas às 12h30 e contará com palestras da coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Paraná, Karina Moniz Viana, e a integrante do Comitê Nacional MoWBrasil e diretora de Extensão da Unespar, professora Solange Straube Stecz.

Edital MoWBrasil
Para inclusão de acervos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, é necessário fazer inscrições no Edital MoWBrasil até 31 de julho. Instituições públicas e privadas, bem como de pessoas físicas podem candidatar-se com apresentação de acervos de natureza arquivística ou bibliográfica, podendo ser textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital.

As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente para o endereço de e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br. As candidaturas aprovadas serão divulgadas até 24 de outubro de 2016. O regulamento e edital já estão disponíveis e esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail memoriadomundo@arquivonacional.gov.br ou telefone (21) 2179-1326.