Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar solicita apoio de prefeituras para acadêmicos sem acesso à internet

Unespar solicita apoio de prefeituras para acadêmicos sem acesso à internet

Geral, Ensino

publicado: 28/05/2020 10h24 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) enviou, na tarde de ontem (27), um ofício às prefeituras dos municípios nos quais está presente com seus sete campi. O documento solicita o apoio para atender aos estudantes da instituição que estão sem acesso à internet ou a equipamentos para acesso a rede.

Conforme destaca o ofício, a Unespar atualmente conta com 69 cursos de graduação distribuídos em seis cidades, atendendo aproximadamente 12 mil estudantes oriundos de vários municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Visto sua característica multicampi e multirregional, com a pandemia do novo coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde, a Unespar foi a primeira Instituição de Ensino Superior Público do estado a suspender as atividades presenciais em seus campi, preocupada com a preservação da vida, sobretudo pela possibilidade de que seus estudantes se tornassem vetores de disseminação do vírus nos pequenos municípios do entorno das cidade sede dos seus campi.

A suspensão das atividades presenciais ocorreu via resolução da Reitoria no dia 16 de março. Contudo, para garantir o contato com os estudantes, a resolução também estipulou que as atividades acadêmicas passassem a ser realizadas de forma remota, com a utilização de várias plataformas on-line.

Segundo explica o documento, tendo em consideração pesquisas que evidenciam que 30% dos brasileiros não têm acesso à internet ou não possuem computador em casa e sabendo da dificuldade de parcela dos seus estudantes que se encontram nesta situação, a Unespar então solicita às prefeituras apoio para seguintes ações para que nossos estudantes possam desenvolver suas atividades, de forma a amenizar os prejuízos gerados pela COVID-19: a) disponibilizar espaços públicos com equipamentos e acesso à internet, sobretudo no período noturno, para que estudantes possam realizar suas atividades; b) empréstimo de equipamentos móveis para estudantes que não possuem esses equipamentos; c) locais nos quais professores possam deixar material de estudo impresso para que os estudantes façam cópia.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo