Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar tem 18 cursos avaliados com CPC 4 ou mais pelo Inep

Unespar tem 18 cursos avaliados com CPC 4 ou mais pelo Inep

Geral, Ensino

publicado: 21/12/2018 11h05 última modificação: 05/07/2022 08h27

A Universidade Estadual do Paraná foi destaque entre as instituições avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Conforme os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (18), 18 cursos dentre os 41 avaliados obtiveram nota 4 ou mais. Destes, duas licenciaturas, Matemática e Geografia, ambas do campus de Campo Mourão, conseguiram CPC 5, nota máxima na classificação.

“Este resultado é muito importante pois se constitui em um indicador da qualidade do curso e da instituição, o que nos assegura que estamos no caminho certo, formando bons profissionais e sendo reconhecidos por isso”, comemora a coordenadora do curso de Geografia, professora Cláudia Chies. O curso foi um dos seis que alcançaram o CPC 5 - o único entre estes ofertado por uma universidade pública.

Segundo Chies, o resultado vem de um empenho coletivo da gestão institucional e dos membros do Colegiado em debater sobre as ações pedagógicas, a adequação às novas perspectivas de mundo e, ainda, do empenho dos acadêmicos, em sua maioria trabalhadores da região, que acreditam no ensino público e predominantemente presencial.

Já o curso de Matemática do campus de Campo Mourão integra um total de apenas 12 entre 450 avaliados no Brasil que obtiveram CPC nota 5.0. “Isso nos deixa felizes, saber que o nosso curso está sendo bem avaliado e alcançando os objetivos do Projeto Pedagógico do curso, que dentre eles, é formar nossos estudantes com boa qualidade para atuarem na profissão docente”, ressalta o diretor de Centro de Área, Amauri Ceolim. Para ele, um dos fatores que contribuíram para o resultado foi a titulação do corpo docente e o número de professores efetivo, em sua maioria doutores e pesquisadores atuantes. Esta qualificação colaborou para a conquista do Mestrado em Educação Matemática, recém aprovado pela CAPES.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Simone Jacomini Novak, o resultado demonstra o grande comprometimento da comunidade acadêmica da Unespar. Conforme destaca, mesmo frente às dificuldades colocadas pela política de custeio mínimo praticada pelo governo do estado nos últimos anos e à falta de nomeação de professores e agentes concursados, bem como a abertura de novos concursos, a comunidade acadêmica tem feito um ótimo e comprometido trabalho de formação no Estado.

Outros cursos

Receberam CPC 4 os cursos de Matemática (Apucarana); Letras-Português (Apucarana); Letras Português e Inglês (Campo Mourão e União da Vitória); Letras Inglês (Apucarana); Química (União da Vitória); Ciências Biológicas (União da Vitória, Paranaguá e Paranavaí); Pedagogia (União da Vitória); História (União da Vitória e Campo Mourão); Bacharelado em Geografia (Campo Mourão); Educação Física (Paranavaí);e Licenciatura em Música (Curitiba). De acordo com os dados, em comparação com os resultados obtidos em 2014, 15 cursos aumentaram o conceito, 21 mantiveram e apenas 5 reduziram.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/