Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Universidade argentina oferta curso em parceria com a Unespar

Universidade argentina oferta curso em parceria com a Unespar

Geral, Extensão, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) celebrou um termo de cooperação com a Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo). O primeiro resultado da parceria é a oferta do curso “Nuevas sensibilidades en América Latina. De la pasión al desencanto”. Um curso à distância voltado a estudantes de pós-graduação, principalmente das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

As atividades serão ministradas por um coletivo de professores, entre eles o docente da Unespar no campus de União da Vitória, doutor Michel Kobelinski. O curso acontecerá entre os dias 09 de novembro e 04 de dezembro e os interessados podem se inscrever até 05 de novembro. O endereço para inscrição é o posgrado@ffyl.uncu.edu.ar. No total, o curso terá 60 horas divididas entre teoria, prática e tutoria.

Entre os objetivos, o curso procura analisar a relação entre a sensibilidade, a história e a literatura em romances do pós-guerra. Desta forma,alcançar uma nova teorização acerca das expressões da nova sensibilidade e as categorias operativas para repensar a cultura latino-americana. Mais informações estão disponíveis em http://ffyl.uncuyo.edu.ar.

Cooperação – Para este curso foi estabelecido um acordo específico com a Faculdade de Filosofia e Letras. Por meio dele, além de cursos de doutorados à distância ou presenciais, está prevista a possibilidade de participação em comitês científicos de revistas digitais ou em formato papel, organização de congressos e de colóquios científicos, organização de seminários e publicações, bem como realização de projetos de pesquisa em conjunto.

O termo de cooperação geral que é assinado pelos reitores, professores Antonio Carlos Aleixo e Daniel Ricardo Pizzi, tem vigência de três anos e permite o desenvolvimento de projetos de caráter acadêmico, científico e cultural para benefício de ambas instituições.

Além disso, abre a possibilidade de outros acordos com as faculdades de Artes e Desenho, de Ciências Políticas e Sociais, de Direito, de Medicina, de Odontologia, de Ciências Agrárias, de Ciências Econômicas, de Engenharia, de Educação Elementar e Especial, de Ciências Aplicadas à Indústria, de Ciências Naturais e com o Instituto Balseiro que integram a UNCuyo.