Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular da Unespar está com inscrições abertas

Vestibular da Unespar está com inscrições abertas

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Estão abertas as inscrições do vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que vai selecionar 1.700 novos alunos. Até 29 de novembro os interessados podem se inscrever exclusivamente no site vestibular.unespar.edu.br. A confirmação será efetivada após o pagamento da taxa de R$ 90. As vagas disponíveis estão divididas entre 67 cursos de graduação, em diferentes áreas do conhecimento, nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

Este é o segundo processo de seleção unificado da instituição. As provas serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no período da tarde, e os candidatos poderão participar fora do campus ao qual concorre a vaga. No primeiro dia será realizada a redação e a prova de conhecimentos gerais com um total de 50 questões de artes, filosofia, língua portuguesa, literatura e língua estrangeira. No segundo, será a prova vocacionada composta por 45 questões que estão divididas de acordo com o curso.

Os candidatos dos cursos de Artes Cênicas, Bacharelado em Música Popular, Canto, Composição e Regência, Dança, Licenciatura em Música e Superior de Instrumento, os terão uma segunda fase de seleção com o teste de habilidades específicas. No campus de Curitiba I as provas serão nos dias 22 e 23 de fevereiro e no campus de Curitiba II entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

O resultado final de todos os inscritos será divulgado no dia 4 de março. A matrícula dos aprovados em primeira chamada será nos dias 7 e 8 de março, nos respectivos campi em que ingressarão.

Isenção – A Unespar possibilita ainda a isenção da taxa de inscrição do vestibular. Para isso, os interessados devem protocolar o pedido entre os dias 10 e 31 de outubro diretamente no site do concurso. Uma das exigências é que o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Por meio do sistema é que a universidade fará a conferência das informações para a aprovação do pedido. A relação dos pedidos deferidos será disponibilizada no site www.unespar.edu.br, a partir do dia 12 de novembro.

Lançamento – A abertura do período de inscrições do vestibular foi marcada por um lançamento simultâneo, na manhã desta quinta-feira, em todos os campi da Unespar. Equipes de gestão da reitoria e dos campi, Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), professores e acadêmicos recepcionaram representantes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) e prefeituras, diretores de colégios e alunos do Ensino Médio para apresentar dados referentes ao processo seletivo e cursos ofertados.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, participou do evento em Paranavaí. Na ocasião, destacou o compromisso da universidade em oferecer uma formação humana e profissional de qualidade. “Somos a terceira maior Universidade do Estado do Paraná. Temos investido todo nosso potencial na melhor qualificação do corpo docente, na implantação da pesquisa e na conversão das relações com a sociedade em prol da melhoria dos cursos de graduação”, disse.

Aleixo comentou ainda que o aluno da Unespar participa de atividades de ensino, de projetos que incentivam a iniciação e a produção científica e atuam diretamente junto à comunidade por meio da extensão tratando de grandes temas e desafios brasileiros.