Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular da Unespar permite a utilização do nome social

Geral

Vestibular da Unespar permite a utilização do nome social

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Coordenadora geral da CCCV, professora Áurea Viana, destaca importância da medida

Coordenadora geral da CCCV, professora Áurea Viana, destaca importância da medida

Pela primeira vez a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) permitirá o uso de nome social no vestibular. Transexuais e travestis que desejam participar do processo que selecionará estudantes para o próximo ano letivo podem fazer a solicitação até o dia 20 de setembro.

Os procedimentos para requerer o nome social devem ser efetuados exclusivamente pela internet. Primeiro os interessados devem preencher a ficha de inscrição do vestibular e o questionário sócio educacional normalmente em www.vestibular.unespar.edu.br. Depois, devem preencher o requerimento de solicitação disponível no Menu do Candidato e encaminhar acompanhado de cópia do RG e CPF para a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) por meio do endereço vestibular@unespar.edu.br.

As pessoas menores de 18 anos que desejam ser atendidas pelo nome social deverão enviar o requerimento com assinatura dos pais ou responsável. Além disso, encaminhar cópia autenticada do RG de quem assinou o documento.

O nome social será utilizado apenas para listagens internas, gabaritos e ambiente sanitário. Os editais referentes ao vestibular como homologação de inscrições e resultado final, por exemplo, permanecerão com o nome dos documentos oficiais.

A coordenadora geral da CCCV, professora Áurea Viana de Andrade, enfatiza que a medida faz parte de uma política institucional de respeito à identidade de gênero e ao ser humano. “Essa é uma forma de tentarmos acolher todos e todas sem fazer distinções. Enquanto universidade e instituição pública entendemos que é nosso compromisso atender as demandas da sociedade”, afirma.

Desde o início do ano passado a reitoria da Unespar garante aos estudantes, por meio da resolução 001/2016, o direito de solicitar a inclusão do nome social em documentos de uso interno. Além disso, a possibilidade está amparada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outras normativas de nível nacional.

Inscrições do vestibular
Até 12 de setembro podem ser efetuadas as inscrições do vestibular da Unespar apenas em www.vestibular.unespar.edu.br. A instituição oferta 1746 vagas em 67 cursos de graduação divididos entre os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. As provas dos candidatos serão aplicadas no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial
www.twitter.com/UnesparOficial