Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular Especial de Museologia e Engenharia de Produção: inscrições seguem até dia 23 de janeiro

Geral, Ensino

publicado: 10/01/2019 13h07 última modificação: 05/07/2022 08h27

Seguem abertas até o dia 23 de janeiro as inscrições para o Vestibular Especial da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O processo é destinado à seleção de alunos para os recém aprovados bacharelados em Museologia, para o campus Curitiba I/Embap, e Engenharia de Produção, no campus de Paranaguá. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://vestibular.unespar.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110 e deve ser pago até o dia 24 de janeiro.

Candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição, desde que se encaixem dentro dos critérios descritos no Edital, até o dia 11 de Janeiro. Para isso, o candidato deverá preencher a ficha de Inscrição, o Questionário Sócio Educacional e a Ficha de Solicitação de Isenção, disponíveis no site da Unespar. Aqueles(as) que desejam a utilização do Nome Social poderá fazer a solicitação até o dia 23 de janeiro.

O vestibular será composto pela Prova Objetiva de Múltipla Escolha e a Redação, marcadas para o dia 10 de fevereiro. A solicitação de banca e atendimento diferenciado para realização da prova especial para aqueles que se encaixam nos critérios elencados no Edital pode ser realizada até o dia 25 de janeiro. O resultado Geral e divulgação dos aprovados em primeira chamada está previsto para o dia 20 de fevereiro. Mais informações devem ser consultadas no Edital.

Os cursos

Ofertando 40 vagas no período matutino, o bacharelado em Museologia  terá regime de matrícula semestral e duração de quatro anos. A implementação do curso, que será o primeiro do Paraná, objetiva preencher a lacuna de profissionais da área no Brasil, principalmente no estado. Segundo levantamento realizado pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), no Paraná existem 329 espaços museológicos. No Brasil, o número estimado é de aproximadamente 3.500 museus. Em contrapartida, de acordo com o Conselho Federal de Museologia (Cofem), no país há atualmente apenas 13 cursos de graduação - até então nenhum no Paraná.

Também com 40 vagas anuais e funcionando em período integral, o Bacharelado em Engenharia de Produção visa atender às demandas regionais, principalmente as relacionadas ao setor produtivo que movimenta a área portuária de Paranaguá, gerando desenvolvimento não só para o litoral, como em todo o estado. “Este curso beneficia toda a região do litoral do Paraná, abrindo a possibilidade, no médio prazo, para abertura de novos cursos na área das engenharias”, salienta o diretor do campus de Paranaguá, Cleverson Molinari Mello

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/