Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Fórum de Graduação da Unespar divulga programação

Geral, Pesquisa

publicado: 24/08/2018 00h00 última modificação: 05/07/2022 08h27

O VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Fórum de Graduação da Universidade Estadual do Paraná divulgou, nesta semana, a programação completa do evento. Direcionado à docentes, discentes e agentes administrativos da Unespar, o evento segue com inscrições abertas até o dia 30 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por este formulário.

Com temática Avaliação e Inovação, o evento é um espaço para debates sobre a formação e para pensar conjuntamente ações que potencializem a Graduação e Pós-Graduação na universidade. As palestras, grupos de trabalho e apresentações terão como referencial o processo formativo do graduando e do pós-graduando (ensino e aprendizagem), bem como a pesquisa acadêmica como alicerce para as inovações.

O Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar visa o fortalecimento e integração dos Programas de Pós Graduação já existentes, bem como aqueles em vias de criação. Um dos atuais desafios da Unespar é a criação de novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de Mestrado e Doutorado. Para tal, a PRPPG acompanha os Grupos de Trabalho constituídos para esse fim, formados por professores doutores de todos os campi, em diferentes áreas do conhecimento.

O Fórum de Graduação que será instituído durante o evento terá, inicialmente, 5 GTs com a finalidade de avaliar e propor encaminhamentos para ampliar a qualificação dos cursos de Graduação da Unespar. Faz-se necessário dialogar e trabalhar conjuntamente para encontrar novas possibilidades de ação na Universidade.

Confira a programação do evento:

22 de agosto - manhã

REUNIÕES DOS GTs DE GRADUAÇÃO

GT1-ESTÁGIOS E PRÁTICA

Objetivo Geral:

Discutir a importância do estágio como unidade constitutiva do processo de formação profissional, levando em consideração a unidade teoria/prática. Problematizar e refletir criticamente o estágio como campo privilegiado para o estudante vivenciar o processo de intervenção profissional, considerando a indissociabilidade de dimensões teórico-metodológica e técnico-operativa, entre o conhecimento teórico-metodológico e o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da profissão.

GT2-INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Objetivo Geral:

Discutir proposições de apoio a necessidades de grupos vulneráveis e/ou socialmente excluídos para a inclusão e permanência desses grupos na graduação, com ênfase em ações promotoras de uma educação para relações étnico-raciais, para relações de gênero e para o desenvolvimento da educação especial inclusiva, fortalecendo a cultura de respeito à diversidade na Unespar.

GT3-MATRIZ CURRICULAR E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Objetivo Geral:

Discutir as políticas educacionais referentes ao ensino superior (ensino, pesquisa e extensão), principalmente nas áreas de currículo, avaliação educacional, indicadores educacionais, financiamento da educação, políticas públicas para efetivação do direito à educação, acesso e permanência do estudante, direitos humanos e diversidade e trabalho docente.

GT4-TECNOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS

Objetivo Geral:

Discutir sobre tecnologias da informação no cotidiano do ensino, pesquisa e extensão, com foco na utilização da plataforma moodle e outras tecnologias educacionais.

GT5-AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO

Objetivo Geral:

Promover debates e encaminhamentos de ações relacionadas à avaliação como processo formativo e ao planejamento e acompanhamento de políticas educacionais, salientando aquelas relacionadas à inovação no Ensino Superior, especialmente no que se refere ao Ensino a Distância, ou semipresencial, prática ainda  ignorada em nossa universidade.

REUNIÕES DOS GTs DE PÓS-GRADUAÇÃO COM PROJETOS PARA ENVIO EM 2019

Objetivo geral: Discutir o funcionamento dos grupos de trabalho, produção científica e  etapa da construção dos projetos de mestrado, bem como os encaminhamentos necessários até dezembro 2018.

Programação Geral:

Reunião dos GTs – possibilidades de fusão de alguns GTs (mestrado interdisciplinar); auto avaliação de potencialidades e fragilidades para proposição de Curso de pós-graduação stricto sensu;

-Apresentação em plenária das proposições de cada GTs de Pós-Graduação;

-Apresentação posterior de um texto reflexivo versando sobre o objetivo geral da reunião do GT.

GRUPO 1

GT- Ensino