Você está aqui: Página Inicial > Noticias_Periodo_Eleitoral > 2018 > Minuta de Politica de Cotas da Unespar está disponível para consulta pública

Minuta de Politica de Cotas da Unespar está disponível para consulta pública

GERAL

publicado: 20/08/2018 10h41 última modificação: 27/08/2018 10h16

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e Comissão de Cotas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) comunica que se encontra disponível para consulta pública a Minuta de Resolução da Política de Cotas da instituição. Para fins de organização, o envio de contribuições deve ser feito até o dia 15 de setembro, exclusivamente pelas diretorias de Centro de Áreas.

É importante destacar que todo docente e discente poderá contribuir individualmente, porém, tais contribuições deverão ter sua primeira análise pelos Centros de Áreas, para que se forme um único Caderno de Emendas, o qual deve ser enviado para o email  prograd@unespar.edu.br, com o assunto identificado como “POLÍTICA DE COTAS – EMENDAS DO CENTRO DE ÁREA XXX – CAMPUS XXX”

Para melhor embasamento para as contribuições, recomenda-se a leitura completa tanto da Minuta da Política de Cotas da Unespar quanto do Documento Síntese dos Seminários para a Construção de Políticas de Cotas, realizados ao longo de 2017.

Esta consulta é a última etapa antes do envio do documento aos conselhos superiores da Unespar para deliberação. Ressalta-se que se trata de uma consulta pública, não mais acerca de termos ou não uma política de cotas - já que tal política é exigida e está juridicamente amparada, além de consistir-se em um anseio da comunidade acadêmica observado durante os seminários - mas do documento apresentado para apreciação de todas e todos.

Assim, solicita-se que cada um dos centros de áreas promova um debate entre seus representados e devolva à Prograd sugestões, caso ocorram, na forma de emendas, a serem preenchidas no caderno que segue em anexo. Cada centro poderá organizar as discussões da maneira que julgar mais conveniente com suas realidades.

Histórico da construção da Política de Cotas

Demanda dos movimentos estudantis e da comunidade acadêmica, a construção de uma política de cotas institucional teve início efetivo durante o ano de 2017, quando foram realizados oito seminários sobre o tema em todos os campi. Coordenados pelo Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Unespar e Prograd, os seminários contaram com participação expressiva de docentes, discentes, agentes universitários e representantes da comunidade externa, com destaque para representantes de entidades relacionadas ao movimento social negro e dos direitos das pessoas com deficiência.

A partir desta primeira etapa, foi possível desenhar um escopo dos principais anseios e necessidades específicas à Unespar, considerando as características de seu corpo discente e da comunidade externa do entorno de seus sete campi.

Em 2018, no mês de abril, foi designada a Comissão para discussão e proposição da Política de Cotas da Unespar,  incubida, por meio da Portaria n.o 322/2018 – REITORIA/UNESPAR, de realizar um estudo aprofundado tanto das legislações suporte que tratam das cotas em nosso país, quanto de outros documentos de instituições de ensino superior, principalmente do Estado do Paraná. A comissão foi composta por membros de todos os campi, discentes e docentes, além de representantes do CEDH da Unespar, da Prograd, da Proplan, do Escritório de Relações Internacionais da Unespar, do Movimento Social Negro, do Movimento em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Comissão Central do Concurso Vestibular. O trabalho realizado resultou na apresentação da minuta de Política de Cotas, entregue à Prograd no mês de julho do presente ano.

Documentos para consulta:

Minuta de Resolução da Política de Cotas