Você está aqui: Página Inicial > Noticias_Periodo_Eleitoral > 2018 > Saiba o que muda no Vestibular Unespar 2018

Saiba o que muda no Vestibular Unespar 2018

por publicado: 20/08/2018 10h48 última modificação: 20/08/2018 10h48

O Vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passou por uma reformulação para a edição de 2018/2019. As mudanças visam atender aos padrões utilizados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e diminuir a porcentagem de reprovação na prova. Todas as informações podem ser consultados no Manual do Candidato.

Até o ano passado, os candidatos respondiam três provas:  Prova de Conhecimentos Gerais, Prova de Redação e Prova Vocacionada.  No Vestibular 2018, ingresso 2019, não há mais a prova vocacionada. Todos os candidatos farão apenas duas provas, sendo elas a  Prova objetiva de múltipla escolha e a Prova de Redação.

Outra mudança importante é em relação aos critérios para reprovação. Até o ano passado, candidatos que zerassem em uma das disciplinas eram automaticamente eliminados do processo seletivo. Para esta edição, a prova assume um caráter classificatório. Só serão eliminados os candidatos que zerarem a prova inteira ou aqueles cuja redação não atenda os critérios estipulados em edital.

Inscrições

Interessados em concorrer a uma das 1.748 vagas ofertadas pela instituição podem se inscrever até 11 de setembro de 2018, exclusivamente por este site. Ao todo, são 66 cursos distribuídos por sete campi, sediados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí, União da Vitória e Curitiba, que conta com dois campi: Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP.

Além de efetuar o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos devem pagar a taxa de R$ 110 até 12 de setembro. Quem deseja a isenção da taxa poderá fazer a solicitação entre os dias 1º e 23 de agosto, seguindo os critérios disponíveis no edital do processo seletivo. A relação dos candidatos com pedidos de isenção deferidos será disponibilizada no portal do vestibular a partir do dia 31 de agosto. As provas serão realizadas no dia 18 de novembro.

As provas

A prova objetiva de múltipla escolha é composta por 60 questões envolvendo conteúdos do Ensino Médio nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e; Matemática e suas Tecnologias. A prova avalia a aptidão e o potencial do candidato para ingressar em um curso superior, privilegiam oraciocínio em detrimento da memorização mecânica de fórmulas e de definições, valorizando a capacidade de organizar ideias, de estabelecer relações, de criticar e de interpretar dados e fatos.

Para língua estrangeira deverá optar por Espanhol ou Inglês. Caso a escolha do candidato seja pelo Curso de Letras - Inglês, é obrigatória à opção por Língua Inglesa, caso seja o Curso de Letras Espanhol, é obrigatória à opção por Língua Espanhola.

A Prova de Redação objetiva avaliar a capacidade de compreensão de textos e de produção escrita. Será eliminado doConcurso Vestibular o candidato cuja redação: a) apresentar identificação do candidato; b) texto escrito a lápis ou caneta com a cor da tinta diferente de azul ou preta; c) fugir ao tema proposto; d) não respeitar o limite mínimo e máximo de linhas estabelecido na proposta; e)  for ilegível.

www.facebook.com/VestibularUnespar