Você está aqui: Página Inicial > Noticias_Periodo_Eleitoral > 2018 > Unespar conquista aprovação de quatro programas de Mestrado pela Capes

Unespar conquista aprovação de quatro programas de Mestrado pela Capes

publicado: 05/10/2018 16h17 última modificação: 05/10/2018 17h50

Resultado de um trabalho iniciado em 2013, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conquistou, nesta sexta-feira (05), a aprovação de mais quatro Pós-Graduações Stricto Sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Unespar passa a contar agora com oito cursos de Mestrado, número alcançado em apenas cinco anos de credenciamento enquanto universidade.

Dentre os novos mestrados, três são de modalidade Acadêmica e um na modalidade Profissional. No campus Curitiba I/Embap funcionará o Mestrado Acadêmico em Música. No campus Curitiba II/FAP foram aprovados o Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e o Mestrado Profissional em Artes. Já o Mestrado Acadêmico e Educação Matemática será intercampi, com sede nas cidades de Campo Mourão e União da Vitória.

Submetidos à Capes em 2017, os programas foram viabilizados graças aos Grupos de Trabalhos que desde 2014 vinham desempenhando diversas discussões para elaborar as propostas. Contribuiu ainda a realização dos Seminários de Pós-Graduação, nos quais foram promovidos diversos fóruns para discussão de políticas nacionais e institucionais, contando com a participação de pessoas de fora da instituição, o que permitiu a troca de experiências e o norteamento dos objetivos dos programas.

Pós-graduação

A partir da aprovação, cada programa tem o prazo de até 12 meses para iniciar a primeira turma. Atualmente, quatro cursos de Mestrado estão em funcionamento na Unespar. No campus de Campo Mourão funcionam o Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento e o Mestrado Profissional em História. No campus de Paranavaí, o Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, e, no campus de União da Vitória, o Mestrado Profissional em Filosofia.