Você está aqui: Página Inicial > Unespar inicia nova fase do programa Paraná Fala Inglês

Unespar inicia nova fase do programa Paraná Fala Inglês

Geral, Extensão

publicado: 06/09/2017 17h50 última modificação: 11/09/2017 10h22
Exibir carrossel de imagens União da Vitória é um dos campi que desenvolve atividades do programa

União da Vitória é um dos campi que desenvolve atividades do programa

Com aulas inaugurais realizadas nos campi de Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) iniciou oficialmente a segunda fase do Paraná Fala Inglês. O programa visa promover a internacionalização das instituições que integram o sistema estadual de Ensino Superior do Paraná com a oferta de formação e capacitação para docentes, estudantes e agentes universitários.

Na recepção, os alunos participaram de palestras e conheceram o funcionamento das atividades. No campus de Campo Mourão a temática abordada foi “O desenvolvimento da atenção voluntária no processo de aprendizagem da língua inglesa” pela coordenadora institucional, professora Alessandra Silva. Em Paranaguá, a professora Alessandra Quadro Zamboni falou sobre as implicações sobre a formação acadêmica para a internacionalização do Ensino Superior”. Já no campus de União da Vitória a professora Vanessa Marcela Buch ministrou a palestra “As tecnologias e o ensino de língua inglesa: um olhar do pensamento completo de Edgar Morin”.

Como explica a coordenadora institucional do programa, o objetivo do primeiro encontro foi estimular o engajamento dos alunos e destacar a importância do envolvimento no processo de aprendizagem.

Nesta fase, que segue até dezembro, o programa está atendendo cerca de 180 pessoas. Cada campus possui três turmas que foram formadas a partir do resultado obtido nos testes de nivelamento. Somente aos sábados são atendidas duas turmas por campus, uma no período da manhã e outra no período da tarde.

Infraestrutura
Para o início da nova fase o programa conta com nova estrutura. Além de um laboratório de línguas exclusivo para os encontros, foram adquiridos 20 notebooks, aparelhos de áudio e adaptador para internet móvel para cada campus. O investimento total foi de R$ 143,8 mil com recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Programa
Os trabalhos do Paraná Fala Inglês na Unespar são realizados por uma equipe composta pela coordenação institucional, uma coordenação pedagógica, três professores e um bolsista. Os cursos ofertados estão divididos em quatro categorias que contemplam dos níveis pré-intermediário ao avançado.

Aos participantes não é cobrada nenhum tipo de mensalidade. O único custo semestral é de aproximadamente R$ 75 para a aquisição do material didático. Mais informações podem ser consultadas em www.unespar.edu.br/paranafalaingles ou em www.facebook.com/pfiunespar.