Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Filme dirigido por professor da Unespar será exibido em festival na Alemanha

Geral

Filme dirigido por professor da Unespar será exibido em festival na Alemanha

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Na próxima sexta-feira,  dia 24/04, o filme “O Significador de Insignificâncias”, dirigido por Fernando Severo, professor do Curso de Cinema e Vídeo da Universidade Estadual do Paraná, campus de Curitiba II (FAP),  em co-direção com Diego Lopes, vai ser exibido no  Brasilianisches Filmfestival, em Saarbrücken, na Alemanha. O filme, que já foi premiado em dois festivais nacionais, é um documentário sobre o universo criativo do multiartista curitibano Hélio Leites,  que une artes plásticas, poesia e performance para criar ações minimalistas de intervenção urbana.  Chamado pelo poeta Paulo Leminski de “significador de insignificâncias”, Hélio recicla materiais destinados ao lixo e constrói com eles um universo próprio repleto de novos significados.  

O festival, que está em sua terceira edição, foi criado para difundir o cinema brasileiro na Alemanha e apresentar uma visão diversificada de nossa cultura. Neste ano está prevista também programação especial em homenagem ao montador Peter Przygodda, já falecido, responsável pela montagem de quase todos os filmes do consagrado cineasta alemão Wim Wenders. Através do Instituto Goethe, Przygodda ministrou curso de montagem em Curitiba e teve Fernando Severo entre seus alunos.