Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa do Seminário Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

por Helio Sauthier publicado: 20/06/2022 15h54 última modificação: 05/07/2022 08h32

Nos dias 20 e 21 de junho, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária promovem o Seminário Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. O evento acontece na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), no Auditório Paul Garfunkel, em Curitiba.

A expectativa é reunir representantes do ecossistema de inovação, que atuam na tríplice hélice – Universidade, Iniciativa Privada e Setor Público, no Paraná e no Brasil, para debater sobre o Marco Legal de CT&I em vigor, buscando promover um intercâmbio de experiências e soluções para a aplicação prática dos dispositivos legais nas relações entre estado-academia-empresas. O intuito é ampliar o número de parcerias, com foco no desenvolvimento de projetos de pesquisas e inovação no Estado do Paraná, gerando crescimento socioeconômico, baseado em uma economia do conhecimento.

Durante o evento, serão apresentados painéis sobre temas relacionados ao desenvolvimento de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com participação de representantes de universidades, instituições de fomento, órgãos de controle, entidades de classes, secretarias de Estado, procuradorias jurídicas e empreendedores. Entre vários temas, a programação vai abordar: mudança de paradigma instituída pelo novo Marco Legal de CT&I; relação entre governo, ICTs e iniciativa privada; instrumentos de estímulo à inovação nas empresas; prestação de contas – desafios enfrentados e o papel dos órgãos de controle.

A programação do Seminário Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná - Desafios e Oportunidades será transmitida, em tempo real, pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), em marcolegal.uvpr.pr.gov.br.

Pela Unespar, participaram da abertura do evento, a reitora, Salete Machado Sirino, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Rosimeiri Darc Cardoso, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Molena, o coordenador da Agência de Inovação, Sebastião Cavalcanti Neto,  a diretora do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, Danyelle Stringari, e a advogada e coordenadora de Processos Administrativos da Projur, Helem  Patrícia de Fáveri Turco.