Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ano letivo inicia nesta segunda-feira (26); calendário dos primeiros anos varia de acordo com cada curso

Geral, Ensino

por Paula Fernandes publicado: 23/04/2021 17h37 última modificação: 05/07/2022 08h29

O calendário letivo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) para o ano de 2021 tem início na segunda-feira (26). Devido aos cuidados relacionados ao isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, as atividades seguem de forma remota. "Vale ressaltar que durante o período de isolamento social estamos realizando todas as atividades pedagógicas nos cursos de graduação por meio virtual emergencialmente, conforme orientação dos Conselhos Superiores e Reitoria e de acordo com os programas de ensino aprovados pelos cursos", explica a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Marlete Schaffrath.

De acordo com ela, a Prograd tem trabalhado com diversas alternativas para administrar seus cursos, já que entende que a oferta das atividades pedagógicas é também um meio de acolher professores e estudantes. Dessa maneira, os estudantes já matriculados nos cursos de graduação nos 2º, 3º e 4º anos na maioria dos campi seguem o início na próxima segunda-feira. A exceção é o campus Curitiba I/Embap, cujas atividades começaram no início de abril.

Entretanto, para os primeiros anos, o início do ano letivo é de acordo com os cursos que não optaram pelo Processo Seletivo de Ingresso II (PS2) - ingresso pelo histórico do Ensino médio associado à nota da Prova de Redação, uma vez que a data para a Prova de Redação está prevista para acontecer em maio

Com isso, até mesmo os estudantes já matriculados nas vagas disponibilizadas para o Processo Seletivo de Ingresso I (PS1) - ingresso por meio da média final do Concurso Vestibular da Unespar das edições de 2018 ou 2019 ou pela média final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2018 ou 2019, devem aguardar para o início todos os aprovados. "Precisamos honrar nosso compromisso com a comunidade e não podemos iniciar os primeiros anos nos cursos que abriram vagas para Redação sem esses candidatos", salienta Marlete.

Caso a aplicação da Prova de Redação seja autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de 9 a 12 de maio, as matrículas devem ocorrer no final de maio e, assim, o início das atividades nos primeiros dias de junho. Os cursos que não estão nas listagens estão aguardando a matrícula do PS2.

Cursos que iniciam as aulas nessa segunda-feira (26):

Campus Apucarana - Serviço Social

Campus Campo Mourão - Administração e Ciências Contábeis

Campus Curitiba II/FAP - Música Popular

Cursos que iniciam as aulas em 03 de maio:

Campus Curitiba II/FAP - Cinema e Audiovisual e Musicoterapia

Cursos que iniciam as aulas em 10 de maio:

Campus Paranavaí - Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Serviço Social

Aulas que já começaram

Campus Curitiba I/Embap: todos os cursos

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo