Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente disponibiliza livro online sobre definições de documentário

Geral

Docente disponibiliza livro online sobre definições de documentário

Geral, pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 16/03/2023 14h32 última modificação: 16/03/2023 14h32

Já está disponível, online e gratuitamente, o livro “Documentário - Filmes para sala de cinema com janelas” (Edições A Quadro, 2022), do docente do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Eduardo Tulio Baggio, cineasta com ênfase em documentarismo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LIVRO “DOCUMENTÁRIO - FILMES PARA SALAS DE CINEMA COM JANELAS”      

“Documentário - Filmes para salas de cinema com janelas” traça um percurso histórico-conceitual para debater criticamente definições de documentário. Pela perspectiva realista, o livro discute relações, próprias desse tipo de filme, entre mundo fático experiencial, os processos de realização, a obra audiovisual em si e a recepção. A partir desses quatro polos, o autor propõe a metáfora das salas de cinema com janelas para uma abordagem amplificada e relacional do cinema documentário”.

Para alcançar o resultado planejado, Baggio contou com vários apoios como Edições A Quadro, Manuela Penafria (prefácio), Fernando Andacht (apresentação), Alexandre Rafael Garcia (editor e coordenador editorial), Wellington Sari (editor), Juliana Rodrigues Pereira (preparadora e revisora), Juliana Vaz (revisora), Anderson Simão (produtor executivo), Pedro Giongo (projeto gráfico e diagramação), Iara Mica e Paula Azevedo (produtoras gráficas), Christopher Faust (lançamento e distribuição), ao conselho editorial da Coleção Escrever o Cinema e à produtora Bando à Parte (sessão do fotograma da capa a partir do filme O Espectador Espantado, de Edgar Pêra).

O docente Eduardo Baggio também é integrante do grupo de pesquisa Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo e do grupo de pesquisa Cinema: Criação e Reflexão – Cinecriare, ambos da Unespar, ligados ao CNPq, além de ser membro do Grupo de Trabalho (GT) Teoria dos Cineastas da AIM e do ST Teoria de cineastas da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine).