Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo programa Unespar Fala Espanhol oferta bolsas para estudante e profissional graduado

Geral

Novo programa Unespar Fala Espanhol oferta bolsas para estudante e profissional graduado

Geral, Extensão

publicado: 14/10/2020 17h53 última modificação: 05/07/2022 08h28

Estão abertas, até o dia 18 de outubro, as inscrições para os editais de seleção de bolsistas para o novo programa Unespar Fala Espanhol. Ao todo, são duas bolsas, sendo uma para estudante de graduação e uma para profissional graduado. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do envio dos documentos listados nos editais para o e-mail ufe@unespar.edu.br. Mais informações podem ser consultadas no site do programa, no endereço http://www.unespar.edu.br/projetos/ufe;

EDITAL PARA BOLSISTA ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO 

Para a vaga de estudante de graduação, podem candidatar-se estudantes regularmente matriculados na Unespar nos cursos de Letras Espanhol, Secretariado Executivo ou áreas afins. A bolsa é de R$ 560,00 para 20 horas de dedicação semanal. O(a) bolsista deverá, preferencialmente, ter nível linguístico mínimo B1 no idioma, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência, a ser comprovado por certificado de proficiência e, na ausência deste, em avaliação escrita a ser aplicada pela coordenação do programa. O candidato deve, ainda, ter conhecimentos de informática.

As atividades desta vaga incluem a execução de ações de secretariado e pesquisa, além de outras solicitadas pela coordenação do programa. O Edital de homologação das inscrições será divulgado até o dia 20 de outubro. Já o resultado final da seleção e a convocação do primeiro candidato classificado à vaga serão publicados em Edital, no site, até o dia 03 de novembro; 

EDITAL BOLSISTA PROFISSIONAL GRADUADO

O(a) profissional graduado(a) deverá atuar no campus de Apucarana e deve ter ao menos um ano de experiência de ensino em Língua Espanhola; preferencialmente ser graduado em Letras-Espanhol, Secretariado Executivo ou áreas afins; possuir, preferencialmente, nível linguístico B2, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência; e dominar tecnologias digitais. Para esta bolsa, a dedicação é de 40 horas semanais para ministrar aulas, de forma remota ou presencial. O valor mensal da bolsa é de R$ 2.100,00, pagos com recursos próprios da universidade. O(a) bolsista não poderá possuir vínculo empregatício de qualquer tipo ou estar recebendo qualquer outra modalidade de bolsa. 

O processo de seleção ocorrerá em quatro etapas e os resultados de cada etapa e a convocação para as provas serão publicados na página http://www.unespar.edu.br/projetos/ufe. A publicação do Edital de resultado final está prevista a partir de 09 de novembro de 2020.  

O PROGRAMA - O "Unespar fala Espanhol" é um Programa Institucional recém criado, vinculado ao Gabinete da Reitoria, que visa a oferta de cursos de espanhol para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, agentes universitários e docentes dos sete campi da Unespar.

Dentre seus objetivos está a oferta de cursos de espanhol geral e espanhol acadêmico, de modo a potencializar as publicações em revistas internacionais de alto impacto e intensificar a participação da comunidade acadêmica em eventos internacionais; a capacitação de estudantes, docentes e agentes universitários em língua espanhola, contribuindo com a política de internacionalização da universidade; e a contribuição com a promoção intercâmbios e experiências culturais em língua espanhola a estudantes, docentes e agentes universitários da Unespar.

O programa poderá ofertar, conforme a demanda e a disponibilidade financeira, turmas de Espanhol nível básico; intermediário; para fins acadêmicos; e para aperfeiçoamento da compreensão e da produção oral em espanhol.