Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão Feira do Empreendedor recebe 1º lugar em Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Geral

Projeto de Extensão Feira do Empreendedor recebe 1º lugar em Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Geral, Extensão

por Marina Santos Daum publicado: 06/05/2022 18h00 última modificação: 05/07/2022 08h31

O projeto de extensão “Feira do Empreendedor”, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Superior e representará o Paraná na etapa nacional. Em dezembro aconteceu a divulgação dos vencedores, mas nesta sexta-feira (06) os coordenadores do projeto e professores do Colegiado de Administração, Sebastião Cavalcanti Neto e Marcos Correa, estiveram presencialmente recebendo o prêmio de 1º lugar, no Sebrae de Paranaguá.

A Feira do Empreendedor iniciou há 10 anos, com o professor Sebastião, como parte da matéria de empreendedorismo do 4º ano do curso de administração. O professor Marcos explica que durante o ano desenvolvem as questões teóricas acerca do empreendedorismo, “dividimos a turma em equipes e ao longo do ano eles montam uma ideia de negócio, desde a ideação, até a prototipagem, para testar o produto. Em seguida esse projeto é apresentado na Feira do Empreendedor”. Por conta de a Feira do Empreendedor estar categorizada como projeto de extensão, atualmente conta com a participação de cerca de 45 estudantes.

Todos os anos o evento acontece nas dependências da Unespar, campus Paranaguá, de forma presencial. Entre os anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, o projeto precisou acontecer na versão online. Considerando sua relevância para a comunidade local, ainda em 2021, a Câmara de Vereadores e o prefeito de Paranaguá, sancionaram e aprovaram que a Feira do Empreendedor fosse incluída no calendário oficial de eventos do município.

A partir deste ano, o evento voltará a acontecer de forma presencial e contará com as parcerias da Prefeitura e do Sebrae, para aproximar ainda mais a comunidade empreendedora, com os/as estudantes da Unespar. “Temos como objetivo nos relacionar ainda mais com a comunidade de Paranaguá, por meio da troca de experiências e diálogo, além de auxiliar estudantes com o desenvolvimento de ideias, aproximando-os dos problemas regionais do Litoral paranaense, por meio da união entre teoria e prática”, destaca Marcos.

Além da exposição na Feira, os/as estudantes desenvolvem dois livretos: um Sumário Executivo, com as ideias principais daquele negócio que desenvolveram durante o ano e outro com Histórias de Sucesso dos Empreendedores do Litoral Paranaense. “Esse último livreto é uma forma de aproximar os/as estudantes com exemplos de empresários locais”, completa Marcos, ao reforçar que são formas de aproximar a comunidade acadêmica, com a sociedade.

Para completar o tripé da Universidade, que é o ensino, pesquisa e extensão, durante a Feira do Empreendedor, acontece um Simpósio de Empreendedorismo e Inovação, onde os/as estudantes apresentam trabalhos dentro desta temática e, em parceria com a empresa júnior Ilha do Mel, é desenvolvido um Top of Mind, trata-se de um reconhecimento das marcas e empresas do Litoral.

Para o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, foram inscritos 76 projetos de todo o Paraná e 1254 no Brasil. “Submetemos o projeto de extensão, para concorrer ao prêmio, concorremos com universidades privadas e demais instituições de todo o estado. Ser finalistas e agora estar como 1º colocados, nos deixa muito felizes pelo reconhecimento”, comemora Marcos. O professor ressalta que o prêmio é uma forma de reconhecer o esforço dos/as docentes, assim como uma forma de divulgação acadêmica e científica dos trabalhos que a Unespar realiza e dos impactos que gera na comunidade.


O Prêmio

O Prêmio Sebrae tem por objetivo identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora do Brasil e está em sua 2ª edição. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013. De acordo com os dirigentes do Sebrae, o desafio é ampliar ainda mais o alcance da educação empreendedora no país e desenvolver seres humanos de forma integral, acreditando que para isso é necessário reconstruir práticas educacionais e proporcionar o engajamento de toda a comunidade escolar.

O prêmio, além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus estudantes, têm o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.