Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar está envolvida em evento mundial que destaca a língua francesa e sua pluralidade

Geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 15/03/2023 13h34 última modificação: 15/03/2023 14h13

Dezesseis instituições do Paraná, incluindo a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), estão promovendo a Semana da Francofonia em Curitiba, de 20 a 29 de março. Esse é o mês em que cidades do mundo inteiro se organizam para fazer uma grande celebração em torno da riqueza da língua francesa e da pluralidade das culturas francófonas.

Na programação, constam eventos culturais de grande variedade como exposições, aulas, cursos, palestras, mostra de filmes, lançamento de livros, gastronomia, entre outros. Quem participar das atividades acadêmicas terá direito à certificação.

As atividades serão realizadas de forma online, via YouTube e Google Meet, e também presencial, em diversos espaços da cidade: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unidade Sete de Setembro; Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Reitoria; Unespar (campus de Curitiba II/FAP - Boqueirão); Cinemateca de Curitiba e na Aliança Francesa de Curitiba.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI

Uma das coordenadoras, Nadia Luciani, diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar, destaca a importância do evento e reforça que “todas as atividades da semana são abertas ao público em geral e são gratuitas, mas tanto gastronomia quanto os ateliers e workshops precisam de inscrição. Os links para os workshops estão na planilha da programação que pode ser acessada pelo QR Code”, explica.

“Para a Unespar é muito importante a participação porque o evento reúne não apenas filmes, mas promove debates sobre os filmes, e envolve estudantes de cinema, da graduação e da linha de audiovisual do mestrado profissional em artes”, esclarece outra coordenadora, Solange Stecz, do Programa de Pós-graduação em Artes (Ppgartes) e do Laboratório de Cinema e Educação (LabEducine).

A programação do dia 20 de março, que será realizada no campus de Curitiba II/FAP - Boqueirão, tem na coordenação a docente Nádia Luciani, que também desenvolve projeto de extensão na Aliança Francesa de Curitiba. Quanto à Mostra de Filmes Francófanos, a responsabilidade é das docentes Solange Stecz e Letizia Nicoli, do curso de Cinema e Audiovisual.

O evento é uma parceria entre: Consulado da Bélgica; Consulado Honorário da França, em Curitiba; Consulado Honorário de Luxemburgo no Paraná; Consulado Geral do Canadá, em São Paulo; Escritório do Québec, em São Paulo; Consulado Honorário da Suíça, em Curitiba; Embaixada da França no Brasil; Wallonie-Bruxelles International (WBI) no Brasil; Aliança Francesa de Curitiba; Unespar; UFPR; UTFPR; Universidade Estadual de Maringá; Associação dos Professores de Francês do Paraná; Associação dos Professores de Francês do Rio Grande do Sul; Paraná Fala Francês (PFF); Escritório de Relações Internacionais (ERI), da Unespar; Associação Ler.com e a Federação Brasileira de Professores de Francês.