Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza Jornada Comemorativa ao Centenário de Paulo Freire

Unespar realiza Jornada Comemorativa ao Centenário de Paulo Freire

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 22/07/2021 10h57 última modificação: 05/07/2022 08h30

Entre os dias 20 e 22 de julho, a Universidade Estadual do Paraná, por meio Colegiado do curso de Pedagogia do campus de Apucarana e do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade (GPED), realiza a Jornada Comemorativa ao Centenário de Paulo Freire: Reflexões a quem ousa emancipar, evento transmitido online no canal do curso no Youtube.

A abertura do evento aconteceu no dia 20 de julho, com a palestra “Como Ler Paulo Freire Hoje” com a participação de Ivanio Dickmann, autor, entre outras obras, dos livros Primeiras Palavras em Paulo Freire, Pedagogia da Liderança Popular e 365 Dias com Paulo Freire.

CLIQUE AQU PARA ASSSITIR

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, participou da abertura da Jornada e em sua fala destacou que os meios e os modos com os quais haveremos de construir a educação emancipadora sempre tem sido motivo de debates, desenvolvimento de modelos e abordagens. “Paulo Freire não nos legou uma receita pronta, mas nos deixou uma ética da educação, cuja aplicação em nossa atividade permite-nos desenvolver as técnicas pedagógicas, conforme os tempos vão mudando e as ferramentas didáticas vão se colocando à disposição. Uma ética de formação que visa procurar sempre o caminho da conscientização, enquanto nos libertamos do mecanicismo e da descontextualização do saber, que nos era imposto como receita pronta e definitiva. Precisamos sempre de uma educação emancipadora. Uma educação que permita a formação de um cidadão crítico e consciente de nossa história. Uma educação que transforme para melhor nossa sociedade”, concluiu a reitora.

No dia 21 de julho, ocorreu a mesa-redonda Reflexões Freireanas para a consolidação de uma educação emancipatória, com a participação da Profa. Dra. Jane Cristina Beltramini Berto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), e da Profa. Dra. Adriana Salvaterra, do campus de Apucarana da Unespar.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Para encerrar a Jornada, no dia 22 de julho, às 19h30, acontecerá a palestra “A abordagem Temática Freire na formação inicial e continuada de professores (as): relato de algumas experiências”, com a Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL, campus do Sertão).

ACESSE AQUI PARA ASSISTIR