Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que um projeto de extensão da Unespar recuperou quase 100% das nascentes poluídas e permitiu seu consumo?

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 25/05/2023 10h15 última modificação: 25/05/2023 10h15

“Reduzir os contaminantes Coliformes Totais e Escherichia Coli (microrganismos existentes em águas contaminadas), presentes em 95% das nascentes trabalhadas nos municípios da região de Campo Mourão”. Sabia que esse é o objetivo de um projeto de extensão desenvolvido pelo campus de Campo Mourão, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)?

É o projeto de extensão Sanear, criado pelo professor Jefferson de Queiroz Crispim, do curso de Geografia, responsável pelo Laboratório de Pesquisa Geoambietal (LAPEGE), do campus de Campo Mourão, para atender produtores de base familiar e realizar a proteção de nascentes utilizando a técnica solo-cimento.

Acompanhados sempre das famílias, os professores trabalham a educação ambiental não formal, fazendo com que ocorra um envolvimento nos trabalhos implantados na propriedade agrícola.

De acordo com o docente, “além da proteção às nascentes, o projeto fornece às famílias, mudas de espécies nativas para recomposição da Área de Proteção Permanente (APP) e cercamento da área, que seriam atividades consideradas como a contrapartida dos agricultores”, esclarece.

Atualmente, revela Jefferson, o projeto está com mais de 200 nascentes protegidas. “Resultado que facilitou sua continuidade, pois, recentemente, foi aprovado no Programa Universidade Sem Fronteiras e será trabalhado em dois municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Barbosa Ferraz e Nova Tebas”.

Jefferson comemora os rumos do projeto e classifica como positivo o resultado até agora: “Os resultados da pesquisa estão sendo positivos com quase 100% das nascentes recuperadas e apresentando excelente resposta para consumo, visto que 90% das nascentes encontradas apresentavam problemas potáveis com Coliforme total e Escherichia coli”, revela.