Você está aqui: Página Inicial > PROJETOS > NUCATHE > Grupos de Pesquisa > História e Memória da Educação

Conheça o Programa

​O Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe) nasceu no ano de 2009, junto a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), atual campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), localizado na região fronteiriça entre os estados do Paraná e de Santa Catarina. A ideia de criação do Nucathe nasceu devido à necessidade de conhecer a história da educação regional, em particular de municípios da área de abrangência da então FAFIUV. Na ocasião, um grupo de professoras do Curso de Pedagogia e História mobilizou-se para tal: Prof. Leni Trentim Gaspari; Prof. Márcia Marlene Stentzler; Prof. Roseli Bilobran Klein e Prof. Valéria Aparecida Schena.

Desconhecíamos especificidades sobre como fazer pesquisas em história da educação. Fomos orientadas pela Prof. Dra. Teresa Jussara Luporini (UEPG), por meio de um curso, onde aprendemos sobre a transcrição de documentos, catalogação, limpeza e acondicionamento, entrevistas, entre outros. O Nucathe dava os seus primeiros passos e passou a ser um dos GTs do Histedbr. No ano de 2009 cadastramos o grupo de pesquisa junto ao CNPQ. Desde então, inúmeros projetos de pesquisa foram desenvolvidos a partir do trabalho desenvolvido por meio do Nucathe, entre elas teses, dissertações, artigos, projetos de iniciação científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e entrevistas.  

Em 2018, com a mudança de campus da Prof. Márcia Marlene Stentzler, o Nucathe também passou a desenvolver pesquisas na região noroeste do estado do Paraná, em particular no município de Paranavaí (PR), onde também há um campus da Unespar e cuja história da educação pública tem início em meados do século XX. Na região sul, por suas características de colonização, a escolarização pública tem seus primeiros registros no final do século XIX.

Neste blog buscamos mostrar alguns resultados do trabalho do Nucathe. Ele foi organizado pela bolsista de iniciação tecnológica, a acadêmica do curso de Pedagogia, Vittoria Ághata Vieira.

Link para o BLOG

Conheça a Equipe

Clique Aqui