Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação e Saúde Auditiva é tema de palestras realizadas para estudantes de 1º a 5º ano de Escola Municipal de Curitiba

Geral

Educação e Saúde Auditiva é tema de palestras realizadas para estudantes de 1º a 5º ano de Escola Municipal de Curitiba

Geral, Extensão

por Helio Sauthier publicado: 11/04/2024 14h12 última modificação: 11/04/2024 14h12

Uma iniciativa das professoras e pesquisadoras Pierangela Simões, do Colegiado de Musicoterapia do Campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e Débora Lüders, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), promoveu uma atividade educativa na Escola Municipal Enéas Marques dos Santos, envolvendo cerca de 150 estudantes do 1º ao 5º ano.

As professoras lideraram uma jornada de conscientização sobre a importância da saúde auditiva, numa parceria entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Musicoterapia da Unespar e o Núcleo de Pesquisa Trabalho Saúde e Sociedade da UTP.

Uma apresentação lúdica e educativa abordou temas fundamentais para a saúde auditiva das crianças, utilizando exemplos cotidianos como a escala do som, que vai desde o sussurro até o barulho de fogos de artifício, passando por sons de veículos, eletrodomésticos e até mesmo o uso de fones de ouvido.

A atividade destacou a importância de proteger os ouvidos de volumes elevados e de exposições prolongadas ao ruído, além de ensinar estratégias práticas de prevenção, como reduzir o tempo de exposição ao ruído, afastar-se das fontes sonoras, abaixar o volume e usar proteção auricular em ambientes muito barulhentos.

De acordo com a professora Pierangela, “esta ação educativa reforça o compromisso da Unespar não apenas com a formação acadêmica e profissional de seus estudantes, mas também com a promoção de saúde e bem-estar nas comunidades do entorno. Através de parcerias efetivas e atividades interdisciplinares, a universidade estabelece um diálogo construtivo com a sociedade, contribuindo para a conscientização e prevenção de problemas de saúde desde a infância”, ressalta.