Você está aqui: Página Inicial > A Reitoria > Administração > Administração Superior > Assessoria de Comunicação

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM

APRESENTAÇÃO

A Assessoria de Comunicação planeja e executa ações e projetos com o objetivo de dar visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Universidade Estadual do Paraná. As ações comunicacionais terão resultado efetivo se forem constituídas em um processo articulado em consonância com os objetivos de desenvolver a comunicação como uma atividade estratégica, permanente e profissionalizada.

Neste sentido, a estruturação da área de comunicação trabalha com a inserção da Unespar em redes formais e informais, fortalecendo a imagem institucional  com seus diversos públicos e constituindo-se em elemento fundamental para o alcance das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional.

A Assessoria de Comunicação atua no sentido de estabelecer fluxos de recebimento e de repasse de informações, gerenciar e criar novos canais de comunicação, bem como para garantir a unidade nos processos de divulgação.

Tais metas e objetivos estão articulados com o Plano Diretor de Comunicação, estruturado para integrar e  desenvolver o processo comunicacional na Unespar, por meio de ações que viabilizem a sistematização da comunicação interna e externa e o estabelecimento de parâmetros para preservar a identidade institucional e agregar valores aos serviços prestados pela Universidade.

Logo abaixo, encontram-se informações gerais sobre a Unespar, algumas normativas e orientações na área da comunicação, bem como o formulário para o envio de sugestão de pautas e imagens.

CATÁLOGO INSTITUCIONAL

Apresenta as principais informações sobre a Unespar, seus cursos de graduação e pós-graduação, localização dos campi, entre outras.

Acesse abaixo as versões:

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Este manual de cunho normativo estabelece orientações para o uso do logotipo da Unespar em artes gráficas para meio físico e/ou digital, bem como em itens de papelaria, assinaturas conjuntas e adesivagem em sua frota.

- Manual de Identidade Visual

MANUAL DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL DO PARANÁ

Clique aqui para acessar o Manual editado pela Imprensa Oficial do Paraná.

MANUAL DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL DA UNESPAR

Clique aqui para acessar - modelos dos principais documentos

MANUAL DE CERIMONIAL

O Manual de Cerimonial é uma ferramenta para padronizar e orientar a execução dos eventos realizados na Unespar,  visando a qualidade dos serviços prestados e o fortalecimento da imagem institucional. Pretende ainda servir como um instrumento norteador para uma comunicação eficaz.

MANUAL PARA USO DE REDES SOCIAIS E TRANSMISSÃO AO VIVO

Como parte de suas ações de fortalecimento da comunicação com as comunidades interna e externa, a Unespar tem impulsionado a realização de diversas transmissões ao vivo pelos seus canais nas redes sociais.

Contudo, devido ao tamanho reduzido da equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade, ainda não é possível atender à demanda de todos os cursos e programas da instituição. Por este motivo, os canais oficiais da instituição que são administrados e alimentados pela Ascom são destinados prioritariamente às atividades das pró-reitorias, suas diretorias e divisões.

Em razão disto, a Ascom preparou este pequeno manual com algumas “dicas” fundamentais para que os cursos de graduação, programas de pós-graduação e demais programas e projetos institucionais possam fortalecer sua presença nos meios digitais.

Reforçamos, no entanto, que quando houver necessidade de produção e/ou distribuição de material gráfico ou audiovisual que esteja relacionado diretamente às pró-reitorias, suas diretorias e divisões, e/ou que seja direcionado a toda comunidade acadêmica ou comunidade externa, a Ascom deverá, necessariamente, ser consultada para providenciar a padronização do material. Nos colocamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas via e-mail institucional (comunicacao@unespar.edu.br).

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE SUGESTÃO DE PAUTAS

O formulário de envio de pautas tem como objetivo otimizar a comunicação. Por meio desta ferramenta é possível enviar suas sugestões de pautas, releases e imagens para publicações nos canais de comunicação da Unespar. Por isso, solicitamos que os pedidos de divulgação sejam feitos exclusivamente pelo Formulário de Pauta ou pelo e-mail: comunicacao@unespar.edu.br, considerando as orientações de fotos e pauta elaboradas pela Assessoria de Comunicação.