Geral
Estudantes da Unespar põem as “Mãos na Mata” em projeto de extensão do campus de Campo Mourão
Geral, Extensão
O projeto de extensão “Mãos na Mata”, do colegiado de Geografia do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizou, no último sábado (5), atividade ambiental na Estação Ecológica do Cerrado Professora Diva Aparecida Camargo, Unidade de Conservação (UC) da cidade do centro-oeste.
Sob administração dos professores Oseias Cardoso e Ana Paula Colavite, a UC recebeu estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia para a segunda etapa do projeto e a prática da ação “Manejo florestal da Estação Ecológica do Cerrado”, integrando alunos e sociedade em torno da necessidade de preservação e estudo da área.
Durante a atividades, os estudantes foram divididos em grupos monitorados por professores que executaram diferentes tarefas, como poda de árvores, retirada de espécies invasoras, coleta e gestão de resíduos, limpeza de trilha, entre outras de valor ambiental.
A ação do colegiado de Geografia da Unespar na UC é de relevância social, educacional e científica porque, segundo dados da prefeitura, apenas 0,7% de uma área total de 102 km² de cerrado na região se manteve em meio aos processos de colonização e especulação imobiliária, números que suscitam a necessidade urgente de preservação.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o objetivo de uma estação ecológica é preservar a natureza e servir de laboratório para a realização de pesquisas científicas, o que torna o trabalho do "Mãos na Mata" um importante instrumento de educação ambiental e preservação de um bioma já ameaçado.