Você está aqui: Página Inicial > A Reitoria > Administração > Administração Superior > Assessoria de Comunicação

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - SECOM

APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Comunicação planeja e executa ações e projetos com o objetivo de dar visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Universidade Estadual do Paraná. As ações comunicacionais terão resultado efetivo se forem constituídas em um processo articulado em consonância com os objetivos de desenvolver a comunicação como uma atividade estratégica, permanente e profissionalizada.

Neste sentido, a estruturação da área de comunicação trabalha com a inserção da Unespar em redes formais e informais, fortalecendo a imagem institucional  com seus diversos públicos e constituindo-se em elemento fundamental para o alcance das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional.

A Secretaria de Comunicação atua no sentido de estabelecer fluxos de recebimento e de repasse de informações, gerenciar e criar novos canais de comunicação, bem como para garantir a unidade nos processos de divulgação.

Tais metas e objetivos estão articulados com o Plano Diretor de Comunicação, estruturado para integrar e  desenvolver o processo comunicacional na Unespar, por meio de ações que viabilizem a sistematização da comunicação interna e externa e o estabelecimento de parâmetros para preservar a identidade institucional e agregar valores aos serviços prestados pela Universidade.

Logo abaixo, encontram-se informações gerais sobre a Unespar, algumas normativas e orientações na área da comunicação, bem como o formulário para o envio de sugestão de pautas e imagens.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

CATÁLOGO INSTITUCIONAL

Apresenta as principais informações sobre a Unespar, seus cursos de graduação e pós-graduação, localização dos campi, entre outras.

Acesse abaixo as versões:

GIRO DE NOTÍCIAS

Clique aqui para acessar as últimas edições do Giro de Noticias da Unespar, publicação semanal com as principais notícias da nossa Universidade.

GIRO ESTUDANTIL

Clique aqui para acessar as últimas edições do Giro Estudantil.

MANUAL DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL DO PARANÁ

Clique aqui para acessar o Manual editado pela Imprensa Oficial do Paraná.

MANUAL DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL DA UNESPAR

Clique aqui para acessar - modelos dos principais documentos

MANUAL DE CERIMONIAL

O Manual de Cerimonial é uma ferramenta para padronizar e orientar a execução dos eventos realizados na Unespar,  visando a qualidade dos serviços prestados e o fortalecimento da imagem institucional. Pretende ainda servir como um instrumento norteador para uma comunicação eficaz.

MANUAL PARA USO DE REDES SOCIAIS E TRANSMISSÃO AO VIVO

Como parte de suas ações de fortalecimento da comunicação com as comunidades interna e externa, a Unespar tem impulsionado a realização de diversas transmissões ao vivo pelos seus canais nas redes sociais.

Contudo, devido ao tamanho reduzido da equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade, ainda não é possível atender à demanda de todos os cursos e programas da instituição. Por este motivo, os canais oficiais da instituição que são administrados e alimentados pela Ascom são destinados prioritariamente às atividades das pró-reitorias, suas diretorias e divisões.

Em razão disto, a Ascom preparou este pequeno manual com algumas “dicas” fundamentais para que os cursos de graduação, programas de pós-graduação e demais programas e projetos institucionais possam fortalecer sua presença nos meios digitais.

Reforçamos, no entanto, que quando houver necessidade de produção e/ou distribuição de material gráfico ou audiovisual que esteja relacionado diretamente às pró-reitorias, suas diretorias e divisões, e/ou que seja direcionado a toda comunidade acadêmica ou comunidade externa, a Ascom deverá, necessariamente, ser consultada para providenciar a padronização do material. Nos colocamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas via e-mail institucional (comunicacao@unespar.edu.br).

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE SUGESTÃO DE PAUTAS

O formulário de envio de pautas tem como objetivo otimizar a comunicação. Por meio desta ferramenta é possível enviar suas sugestões de pautas, releases e imagens para publicações nos canais de comunicação da Unespar. Por isso, solicitamos que os pedidos de divulgação sejam feitos exclusivamente pelo Formulário de Pauta ou pelo e-mail: comunicacao@unespar.edu.br, considerando as orientações de fotos e pauta elaboradas pela Assessoria de Comunicação.