Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aleixo e Kempa vencem eleição para reitoria da Unespar

Aleixo e Kempa vencem eleição para reitoria da Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Aleixo e Kempa foram eleitos pela chapa Unespar de Todos Nós

Aleixo e Kempa foram eleitos pela chapa Unespar de Todos Nós

A comunidade universitária referendou aos professores Antonio Carlos Aleixo e Sydnei Kempa os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). De acordo com dados extraoficiais da apuração da Comissão Eleitoral Central, a chapa Unespar de Todos Nós obteve 55,74% dos votos válidos o que garantiu a vitória dos professores. Já a chapa Unespar Integrada: pública, plural e democrática, que tinha como candidatos os professores Elias de Souza Júnior e Caio Nocko, recebeu 44,26% dos votos.

Na comparação da porcentagem alcançada pelas chapas, a Unespar De Todos Nós venceu nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP), Paranaguá, União da Vitória e Academia Policial Militar do Guatupê/Escola Superior de Segurança Pública. A chapa Unespar Integrada: pública, plural e democrática obteve a vitória no campus de Paranavaí.

Na lista publicada pela comissão eleitoral, 11.766 estavam aptos a votarem. Do total, foram registrados 3.969 votos válidos. Em números absolutos, a consulta contou com votos de 723 professores, 138 agentes universitários e 3.099 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação. Dentre os votantes, apenas 29,35% dos estudantes registraram voto nas chapas e 330 professores não votaram (28,5%). A maior adesão ao processo foi dos agentes universitários.

A eleição foi realizada nesta terça-feira, 27, com a participação de todos os campi da universidade, conforme regulamento aprovado pelo Conselho Universitário (COU). As seções eleitorais ficaram abertas das 8h30 às 22 horas.

Homologação
O resultado da consulta acadêmica será homologado após apreciação do Conselho Universitário (COU), durante a sessão que está agendada para 10 de novembro, seguindo o calendário da universidade. A nova gestão da Unespar será nos próximos quatro anos, com início em 2017 e término em 2020.

Perfil
Aleixo é o atual reitor da Unespar. É professor do colegiado do curso de Letras do campus de Campo Mourão. Foi diretor do campus por duas gestões, quando ainda era Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), coordenador de curso e chefe de departamento. Possui graduação em Letras pela então Fecilcam e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Kempa é professor do colegiado do curso de Pedagogia do campus de Paranaguá e responde como pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp). Já foi vice-diretor do campus na época em que era Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), atual campus de Paranavaí da Unespar. É mestrado e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), respectivamente.