Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assinado contrato para construção do segundo bloco do novo campus de Campo Mourão

publicado: 03/12/2018 15h25 última modificação: 05/07/2022 08h27

Em mais uma evidência de seu significativo crescimento ao longo de 2018, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) assinou, na última sexta-feira (30), o contrato para a construção do segundo bloco de seu novo campus em Campo Mourão, localizado às margens da BR-369.

De acordo com o diretor do campus, professor João Marcos Avelar, a ampliação do espaço vai permitir a transferência de atividades da sede para local, permitindo o desenvolvimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, há previsão de que o campus receba a verba para o terceiro bloco ainda em dezembro. “Vamos pleitear outros recursos junto ao governo do Estado e o governo federal para que em breve nós tenhamos aqui uma cidade universitária”, diz.

Conforme sustentou a chefe de gabinete da Reitoria, Edinéia Navarro, a assinatura do convênio é fruto de uma parceria fomentada pela universidade com os poderes públicos estaduais e federais para garantir o crescimento e o desenvolvimento da região.

Navarro também relembrou as recentes autorizações de três cursos de graduação e seis programas de mestrado nas vésperas do aniversário do credenciamento da Unespar. “Com a assinatura desse contrato a Unespar também celebra seus cinco anos de credenciamento e, com esses cinco anos, anunciamos uma série de ganhos que a universidade teve nesse período”.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, esteve presente no evento e também ressaltou as conquistas da instituição. “A Capes só autoriza cursos quando ela reconhece que a Universidade tem potencial para desenvolver o curso”, destacou.

O novo bloco

A empresa vencedora do certame foi a Construtora Triângulo, com sede em Campo Mourão. A área do novo bloco será de 1.287,27 metros quadrados, com custo total próximo a R$ 1,7 milhão, recurso oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Rubens Bueno de 2011. De acordo com Avelar, o início da obra se dará logo após a assinatura do contrato e a previsão é que o término ocorra em oito meses.

O terreno que hoje comporta o futuro campus de Campo Mourão foi doado pelo empresário Sílvio Turci. No local, já está construído um bloco semelhante, feito com recursos do Estado do Paraná, inaugurado em 2012, quando o atual reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, era diretor do campus. Atualmente, no local funciona parcela importante do trabalho da estrutura superior da instituição.

www.instagram.com/unespar/