Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi da Unespar realizam atividades em memória ao Mês da Consciência Negra

Geral

Campi da Unespar realizam atividades em memória ao Mês da Consciência Negra

Geral, Extensão

publicado: 14/11/2019 14h19 última modificação: 05/07/2022 08h28

O Mês da Consciência Negra conta com várias atividades nos campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)! No Brasil, novembro foi escolhido para abordar o tema devido ao Dia Nacional da Consciência Negra, que acontece em 20 de novembro. A data celebra a consciência afro-brasileira e relembra o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares - que se situava na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco -assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. Idealizada por um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul e impulsionada com a criação Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial na década de 1970, a data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003, mas foi oficializada apenas em 2011, pela lei 12.519, sendo celebrada em mais de mil cidades brasileiras. 

Acompanhe a programação em cada campus! 

Campo Mourão

Intitulado  “I Seminário Afro [R]existência da Unespar Campo Mourão” o evento acontece de 19 a 23 de novembro no campus da Unespar. Vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (Gepedic) e ao Núcleo para as Relações Étnico Raciais (Nera) do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Unespar, a iniciativa conta com organização e apoio do Movimento Estudantil Marielle Franco campus de Campo Mourão, Centro Acadêmico de História (Cahis) e Movimento Negro de Campo Mourão. 

Aberto à comunidade acadêmica, professores e estudantes da Educação Básica, movimentos sociais e comunidade local em geral, o objetivo é possibilitar à comunidade o debate sobre a cultura e história afro-brasileira mediante realização de oficinas, rodas de conversa, exposições, mesas e exibição de documentários com conteúdos, discussões e debates sobre as questões étnico-raciais e os impactos do racismo estrutural sobre a população negra no Brasil.

CONSULTE AQUI O CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Paranaguá

A Semana da Consciência Negra Unespar, campus Paranaguá, acontece de 18 a 20 de novembro. O evento é destinado aos acadêmicos de pedagogia e outras licenciaturas do campus e tem por objetivo suscitar discussões e práticas pedagógicas em torno da temática da história e cultura Africana e Afro-brasileira, a partir do que está disposto na lei 10.639/03, que trata da inclusão do ensino da história da África e da cultura Afro-brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino públicos e particulares da educação básica. Esta é uma promoção do grupo Margem e do curso de Pedagogia da Unespar, campus Paranaguá, com o apoio do CEDH de Paranaguá. 

INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Paranavaí

No campus de Paranavaí, no dia 20 de novembro acontece, às 9h no Miniauditório, a mesa “Cultura Afro-brasileira e as mulheres negras neste contexto”. Promovido por estudantes do 1º e 4º ano do curso de Serviço Social da Unespar, conta com apoio do CEDH local.  

O evento está inserido dentro da “Agenda Unificada”, ação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM/Paranavaí) e diferentes instituições envolvidas nos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que vai do dia da Consciência Negra (20 de novembro) ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo