Você está aqui: Página Inicial > Notícias > EAIC e Seminário de Pesquisa estão em realização na Unespar

EAIC e Seminário de Pesquisa estão em realização na Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Cerca de 250 pessoas estão participando da programação do evento

Cerca de 250 pessoas estão participando da programação do evento

O III Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e o VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) iniciaram na noite desta terça-feira (24), no auditório Gralha Azul, do campus de Apucarana. Cerca de 250 pessoas de todos os sete campi, entre estudantes de graduação vinculados ao Programa de Iniciação Científica e docentes que integram os grupos de trabalhos responsáveis pela criação de programas de pós-graduação stricto sensu, estão participando da programação que será encerrada nesta quinta-feira (26).

A conferência de abertura apresentou ao público o resultado e reflexões acerca de pesquisa que tratou sobre as diversas formas de conhecimento na história do pensamento do Ocidente europeu e problemas da fragmentação disciplinar. O palestrante, doutor Américo Sommermam, abordou os tópicos para retratar as novas abordagens para a articulação entre as disciplinas acadêmicas e diferentes formas de conhecimento, bem como ilustrar o caminho percorrido para estabelecer conceitos de interdisciplinaridade e as perspectivas atuais sobre transdisciplinaridade.

Na recepção, o coordenador local do EAIC, professor Enrique Nuesch, falou que a organização foi iniciada logo após o término da edição de 2016. “Além dos cerca de 200 trabalhos de Iniciação Científica que estão sendo apresentados, a participação de ouvintes é um ponto que nos deixa muito contente”, lembrou enaltecendo também o apoio recebido da gestão superior da universidade e da direção do campus.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, agradeceu o empenho dos envolvidos na coordenação e organização e enfatizou a importância para a consolidação institucional. Em sua fala, ainda destacou a expectativa de que os atos dos eventos, assim como cada ato cotidiano da universidade, seja um ato educativo. “Espero que os atos educativos a que vocês terão acesso, professores e pesquisadores em formação, tenham efeito de ação, de promover a extensão e o desenvolvimento intelectual e de militância como pensadores para a sociedade e para o desenvolvimento da mesma. Para que melhore a sociedade paulatinamente e a transforme”, disse.

Crise e avanços
Durante a solenidade, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Alexandre Molena, fez menção ao momento de crise no financiamento da pesquisa no Brasil e citou que algumas consequências do processo são “o alijamento de estudantes de baixa renda do ensino superior, a desmotivação de novos talentos para a pesquisa, a evasão de pesquisadores para outros Estados e países”.

Com isso, fez um chamamento para o fortalecimento e efetiva atuação dos grupos de pesquisa registrados junto ao CNPq. E, apesar do momento, destacou que a Unespar tem registrado aumento significativo no número de projetos de Iniciação Científica e que a organização dos professores, apoiada pela gestão da universidade, está viabilizando a proposição de novos programas de mestrado.

Momento cultural
Como parte das atividades culturais, o público prestigiou ao espetáculo “As meninas da porta ao lado”. O monólogo, criado e interpretado pela acadêmica do curso de Artes Cênicas do campus de Curitiba II, Karina Rozek, resgatou memórias pessoais a partir de relatos compartilhados por mulheres comuns.

O roteiro e processo criativo foi desenvolvido considerando uma série de questões como: Onde você estava quando tinha 9 anos? Quem você admirava aos 16? Com qual idade você desejou não ser você? Entre outras.