Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entenda como funciona a Proposta Orçamentária Participativa 2020 da Unespar

Entenda como funciona a Proposta Orçamentária Participativa 2020 da Unespar

por Paula Fernandes publicado: 31/05/2019 10h28 última modificação: 05/07/2022 08h27

Ao realizar a gestão universitária é necessário o planejamento institucional, que deve possibilitar o cumprimento dos objetivos e metas institucionais contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional. Os objetivos e metas envolvem políticas de planejamento e avaliação, desenvolvimento institucional, ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e cultura, além de integrar a gestão e a infraestrutura da universidade.

Como órgão público, a Unespar deve, anualmente, elaborar seus orçamentos e submetê-los para aprovação das instâncias competentes. A partir deste ano, o objetivo é aperfeiçoar os trabalhos de elaboração do orçamento da Unespar, atrelando as atividades finalísticas às questões orçamentárias. Para isso, é necessária a participação da comunidade acadêmica, que deve mostrar quais as principais demandas e auxiliar a utilizar os recursos públicos da melhor maneira.

Como funciona o planejamento orçamentário na Unespar

Primeiramente, é passado pela fase interna, onde as subunidades planejam as suas demandas. Os campi devem apresentam a proposta orçamentária e submetem-na para aprovação no Conselho de Campus. As pró-reitorias elaboram sua proposta orçamentária conforme suas políticas e, na sequência, as informações são consolidadas pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e a Proposta Orçamentária é submetida para aprovação dos colegiados superiores competentes (CAD e COU).

Além disso, os colegiados, centros de áreas e direções de campus também realizam, anualmente, o Plano Anual de Atividades, que busca registrar os interesses em realização de atividades, com objetivo de exercer a as funções essenciais da universidade atreladas a visão e missão institucional, cumprindo os objetivos e metas do PDI.

Etapas

- Previsão de receitas: realizada internamente pelos campi e Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PRAF). A Divisão de Administração e Finanças de cada um dos campi apresenta a classificação econômica das receitas e somente as subunidades que fizeram estimativa de receitas de capital podem fixar despesas desta espécie.

- Fixação de despesas: as despesas destinadas para Outras Despesas Correntes (ODC) são divididas na Unespar para realização de ações de Apoio e Manutenção (despesas necessárias) e para as ações Finalísticas (vínculo com as pró-reitorias e articuladas com o PDI e com as políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação, internacionalização, assistência estudantil, ações afirmativas, extensão e cultura da Unespar).

Fixação das despesas

O processo de fixação das despesas para o ano de 2020 será realizado conforme o processo:

- Consulta pública: a Reitoria está disponibilizando uma consulta pública para que a comunidade possa opinar e indicar quais as ações prioritárias para recebimento de recursos.

- Reuniões presenciais: desenvolvidas nos campi pela Direção de Campus, Direção de Centro e Colegiados, em conjunto com as pró-reitorias, com liberdade de escolha de estratégia metodológica.

- Preenchimento das informações orçamentárias: disponibilizado um arquivo para preenchimento on-line para cada subunidade (campus e pró-reitorias).

- Elaboração do plano anual de atividades 2020: a PROPLAN disponibilizará uma planilha para que os envolvidos possam apresentar as ações que pretendem desenvolver em 2020.

- Aprovação da Proposta Orçamentária Participativa e do Plano Anual de Atividades para o ano de 2020: a aprovação deve ser feita pelos campi, referente às ações de Apoio e Manutenção no seu Conselho de campus e, em seguida, encaminhar para a PROPLAN, que fará a consolidação das informações.

Clique aqui para conhecer melhor.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/