Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais da metade dos filmes selecionados em mostra do festival Olhar de Cinema são produções de estudantes e egressos da Unespar

publicado: 13/08/2020 14h06 última modificação: 05/07/2022 08h28

Seis dos 11 filmes da mostra “Mirada Paranaense” do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba contam com membros da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em sua produção. Os filmes - um longa e cinco curta-metragens - foram produzidos por estudantes, professores e/ou egressos da graduação em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo do campus Curitiba II/FAP, da Unespar.  A 9ª edição do festival acontece em formato on-line, entre os dias 7 e 15 de outubro.

"Estrear o documentário no festival Olhar de Cinema é uma grande alegria porque trata-se de um festival de grande relevância no contexto brasileiro”, comemoram Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira, respectivamente coordenador do mestrado e professora do curso de Cinema. Eles assinam a direção do documentário “A Alma do Gesto”, único longa da mostra.

Conforme ressaltam, o filme, realizado com estudantes, egressos e docentes da Unespar, origina-se da pesquisa acadêmica em artes feita na universidade via os grupos de pesquisa Cinecriare (Unespar/CNPq) e Kinedária (Unespar/CNPq) e Laboratório de Investigações em Cinema e Audiovisual (LICA). O documentário traz o processo de criação do espetáculo “Black Dog”, cuja coreografia foi inspirada na vivência emocional da depressão, pela Téssera Companhia de Dança, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Já os curta-metragens da mostra com envolvimento da comunidade acadêmica da Unespar são: “Além de Tudo, Ela” (Brasil, 2019, 10 min.), de Pedro Vigeta Lopes, Pâmela Regina Kath, Mickaelle Lima Souza, Lívia Zanuni; “Aonde Vão os Pés” (Brasil, 2020, 14 min.), de Débora Zanatta;  “E no rumo do meu sangue” (Brasil, 2019, 4 min.), de Gabriel Borges; “Exumação da Arte” (Brasil, 2020, 14 min.), de Maurício Ramos Marques; e “A Mulher que Sou” (Brasil, 2019, 15 min.), de Nathália Tereza.

Para conferir todos os filmes selecionados, acesse https://olhardecinema.com.br/br/

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo