Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas de iniciação científica da Unespar estão com inscrições abertas

Geral

Programas de iniciação científica da Unespar estão com inscrições abertas

Geral, Pesquisa

publicado: 05/02/2020 11h16 última modificação: 05/07/2022 08h28

Docentes interessados(as) em participar dos programas de iniciação científica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) devem inscrever-se até 27 de fevereiro. Ao todo, a Unespar conta com três programas: Programas de Iniciação Científica (PIC), Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e  Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIC-EM). 

Os editais dos programas, bem como os manuais de submissão de inscrição podem ser consultados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Conforme explica a Diretoria de Pesquisa da PRPPG, para esta edição 2020-2021, o processo de inscrição passou por algumas mudanças. Agora é possível indicar docente co-orientador e a tabela de pontuação do currículo Lattes foi reformulada. 

Além disso, no período de submissões para os programas os proponentes não deverão enviar um projeto de pesquisa, como nos anos anteriores, mas sim um Plano de Trabalho, conforme modelo disponibilizado no Edital. Além disso, a indicação de orientando, que antes acontecia no ato da inscrição, agora deverá ser realizada somente após o resultado final e classificação dos docentes. 

Pré-requisitos 

Para submeter inscrição os docentes devem:

  • Pertencer ao quadro de efetivos da Unespar, com titulação mínima de mestre e regime de trabalho T-40 ou Tempo Integral de Dedicação Exclusiva(TIDE); 

  • Possuir Currículo na Plataforma Lattes com data de atualização e envio ao CNPq em 2020; estar adimplente com a PRPPG; 

  • Possuir projeto de pesquisa registrado na Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, até a data final de inscrição estabelecida neste Edital, e em vigência para o período da orientação de PIC relativa ao Edital; 

  • Possuir projeto de pesquisa registrado na Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, até a data final de inscrição estabelecida no Edital, e em vigência para o período da orientação de PIBITI relativa ao Edital, que tenha viés de desenvolvimento tecnológico e de inovação, especificamente, para as propostas ao PIBITI. 

Cada orientador pode encaminhar até oito propostas, sendo até quatro do PIC, das quais até duas podem ser indicadas na Inscrição para concorrer a bolsa; e até quatro do PIBITI, das quais até duas podem ser indicadas na Inscrição para concorrer a bolsa. Já para o PIC-EM, cada orientador pode encaminhar até duas propostas. Para cada proposta a ser encaminhada, o orientador deve iniciar uma nova submissão no sistema, preenchendo e anexando em cada uma delas os documentos previstos em Edital. 

Para o PIC e PIBITI, a homologação das inscrições será divulgada a partir de 15 de abril e o  Resultado Final e Classificação a partir de 8 de junho. Já para o PIC-EM, a homologação das inscrições de docentes orientadores acontece a partir de 10 de março e o resultado da classificação das propostas de pesquisa, a partir de 6 de abril. Para todos os programas, a vigência dos projetos será no período de 1 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo