Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de escola pública que promove a prática da leitura tem apoio da Unespar

Geral

Projeto de escola pública que promove a prática da leitura tem apoio da Unespar

Geral

publicado: 28/06/2019 17h08 última modificação: 05/07/2022 08h27

“A leitura é um direito de toda pessoa”. A autora da frase é Nair Sutil, professora de História do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro (ATO), localizado na região periférica de Campo Mourão. Ela coordena o projeto “Cooperativa do Livro”, o qual, por meio de uma parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), tem por objetivo promover o exercício da leitura nas escolas públicas da cidade.

Assista aqui o vídeo completo da matéria

Embora seja novo, o projeto é fruto de uma iniciativa que teve origem há alguns anos, quando Sutil começou a reservar aulas para a prática de leitura livre. Conforme explica, outros professores também faziam o mesmo, e, observando os resultados positivos da atividade, em 2014 o “Dia de leitura” passou a integrar o Projeto Político Pedagógico do colégio, consistindo-se em uma aula semanal exclusivamente para que os alunos leiam uma obra escolhida por eles mesmos na biblioteca.  

“Eu comecei a ler livros de medicina, de ficção, de romance, de diversos mundos, e foi muito maravilhoso”, conta a estudante Suelen Bassette, uma das leitoras assíduas que o projeto desenvolveu.  A mudança também foi sentida pela secundarista Rita de Cássia Nascimento. “Às vezes você encontra palavras desconhecidas e corre até o dicionário, pesquisa sobre palavras novas, então consequentemente mudou muito o meu pensar e o meu falar”, revela.

Segundo o diretor do colégio, Geraldo Teixeira, a atividade resultou na melhora significativa no desempenho escolar dos alunos. Ele e Nair relacionam o sucesso da iniciativa com a aprovação de ex-alunos, nos últimos anos, em universidades públicas e privadas da região.  “Seguramente contrariamos a regra de que brasileiro não lê”, afirma a professora. De acordo uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Doe um livro, ganhe um leitor

Há poucos meses foi criado o perfil no instagram (@cooperativadolivro) para divulgar fotografias do Dia da Leitura. A proposta atraiu a atenção do acadêmico de Geografia da Unespar, Joab Jacometti, pibidiano e estagiário no Antônio Teodoro. Ele, que também foi aluno do ATO na educação básica, diz que se surpreendeu com a transformação que o hábito da leitura causou na instituição. Entusiasmados, Joab e Nair criaram a campanha de arrecadação de livros “Doe um livro, ganhe um leitor” e a apresentaram à Unespar, que, além de se tornar apoiadora do programa, pretende expandí-lo para além dos muros do colégio.  

Para auxiliar na campanha a Unespar promoverá, além da coleta de livros, também rodas de conversa, palestras, eventos e atividades recreativas para auxiliar na consolidação do programa. A intenção é a de que os livros arrecadados sejam doados às bibliotecas das escolas públicas de Campo Mourão, sobretudo às que contam com projetos de incentivo à leitura. A campanha está em fase final de desenvolvimento, mas quem desejar contribuir já pode entrar em contato por meio da perfil do instagram ou pelo telefone (44)99936-2474.  

 Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/