Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Sanear, desenvolvido no campus Campo Mourão, conquista maior premiação ambiental do Sul do Brasil

Geral

Projeto Sanear, desenvolvido no campus Campo Mourão, conquista maior premiação ambiental do Sul do Brasil

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 21/05/2019 16h09 última modificação: 05/07/2022 08h27

Um projeto de extensão desenvolvido no campus Campo Mourão conquistou o 26º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país. Trata-se do projeto Sanear, desenvolvido pelo professor Jefferson de Queiroz Crispim, que concorreu com outros 113 projetos inscritos de diversas empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região Sul. O projeto é vencedor na categoria Controle da Poluição.

O projeto Sanear visa atender pequenos produtores agrícolas na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das famílias, instalando sistemas de tratamento de esgoto e de água potável, utilizando materiais de baixo custo, melhorando a qualidade do efluente liberado e da água consumida provenientes de nascentes. O projeto é desenvolvido através de trabalhos de educação ambiental entre os agricultores, que são acompanhados por acadêmicos, professores e técnicos das prefeituras, além de participarem de todas as ações realizadas em mutirões.

A premiação acontece no dia 2 de agosto, durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis (SC). Os projetos vencedores desta e das edições anteriores do prêmio serão publicados no Guia de Sustentabilidade 2019. Este anuário especial da Editora Expressão circula em agosto e será lançado no evento de premiação.

O projeto foi financiado pelo Universidade Sem Fronteiras (USF), através da Unidade Gestora da Fundo Paraná (UGF) e da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

 

Tratamento de esgoto

Foram feitos sistemas-piloto de tratamento de esgoto no modelo bacia de evapotranspiração.  Ao todo, o projeto Sanear está inserido em dez municípios paranaenses de médio e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O poder público desses municípios também se comprometeu  ampliar esse sistema.

 

Nascentes

Com as nascentes, o projeto tem a preocupação de capacitar agricultores familiares e o pessoal técnico das prefeituras para aplicação da técnica do solocimento em nascentes de pequenas propriedades agrícolas.

 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/