Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Sanear recebe premiação sobre Controle de Poluição

Projeto Sanear recebe premiação sobre Controle de Poluição

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 06/09/2019 10h05 última modificação: 05/07/2022 08h28

No final de agosto, os professores Jefferson de Queiroz Crispim e José Antônio da Rocha, do curso de Geografia do campus Campo Mourão, receberam o prêmio Expressão de Ecologia – Onda Verde, na categoria Controle de Poluição, pelo desenvolvimento do Projeto Sanear. É a terceira premiação recebida pelo projeto, que atende pequenos produtores agrícolas para melhorar a qualidade de vida de suas famílias ao instalar sistemas de tratamento de esgoto e água potável com materiais de baixo custo e protegendo as nascentes. O prêmio foi entregue no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

Para Crispim, receber o prêmio é o reconhecimento dos trabalhos realizados pelos pesquisadores do Departamento de Geografia junto à comunidade. “Para a Universidade, mostra o cumprimento do dever junto à população”, assegura.

Ao todo, já foram recuperadas 123 nascentes em dez municípios da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Além disso, dez sistemas de tratamento de esgoto ecológico estão em funcionamento, atendendo a 85 famílias. Para a realização do trabalho, são feitas ações de educação ambiental entre os agricultores, que são acompanhados por acadêmicos, professores e técnicos das prefeituras, além de participarem de todas as ações realizadas em mutirões.

Anteriormente,  o Sanear havia sido premiado duas vezes pelo prêmio Ozires Silva de empreendedorismo sustentável, em 2014 e em fevereiro deste ano. O projeto foi financiado pelo Universidade Sem Fronteiras (USF), através da Unidade Gestora da Fundo Paraná (UGF) e da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O concurso

Realizado anualmente pela Editora Expressão, é considerado a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade ininterrupta do Brasil (acontece desde 1993). Concorreram outros 113 projetos inscritos de diversas empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região Sul.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/