Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema de cotas será discutido a partir de maio na Unespar

Sistema de cotas será discutido a partir de maio na Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Cronograma de encontros locais e regionais para debates na Unespar

O Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), a Diretoria de Assuntos Estudantis e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unespar promovem um ciclo de seminários para discutir o desenvolvimento da política de cotas na instituição. A programação do “Seminários para construção de Política de Cotas da Unespar” será realizada nos meses de maio e junho nos sete campi da universidade e em encontros integrados nas regiões norte (Paranavaí, Campo Mourão e Apucarana) e sul (Curitiba, Paranaguá e União da Vitória).

A realização das discussões inicialmente em encontros em cada campus e, na sequência, unindo os campi por regiões, objetiva facilitar a participação da comunidade universitária e da sociedade em geral e visa à ampliação do debate em torno do tema, de forma que ao final do processo a universidade tenha subsídios para a elaboração das propostas sobre o sistema de cotas que será levada aos conselhos superiores.

Os seminários não propõem discutir a questão de quem é contra ou favor as cotas, visto que essa é uma questão posta na atualidade, no que se refere à democratização do acesso ao ensino superior público. O que se propõe é aprofundar a discussão conjunta sobre a construção de metodologias adequadas à realidade da Unespar, com base em referenciais de disposições legais federais vigentes e resoluções de outras universidades estaduais do Paraná, como a UEM, UEL e UEPG sobre o sistema de cotas que adotam.

De acordo com os organizadores, a melhor forma de conduzir esse processo, é com a participação das comunidades acadêmica, externas e, em especial, dos movimentos sociais envolvidos. A participação de todos é a garantia de promoção de discussões abertas e transparentes, com direito de manifestação das partes interessadas. Essa será uma oportunidade de identificação das demandas da base da Unespar e da sociedade, para elaboração de propostas de aprimoramento da política de cotas a serem adotas.

CRONOGRAMA DO SEMINÁRIOS PARA CONTRUÇÃO DE POLÍTICA DE COTAS DA UNESPAR
ENCONTROS NOS CAMPI
19:30 às 22:30h

• 09/05 - Campus de Curitiba I e II