Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar mostra a verdade sobre o custo por aluno

Unespar mostra a verdade sobre o custo por aluno

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Dados demonstram o real custo por aluno da Unespar em 2016

Os dados sobre o custo mensal com os estudantes das universidades estaduais divulgados em reportagem da RPC na terça-feira (27) não refletem a verdade. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) fez os cálculos detalhados com base nos dados reais.

Se cada estudante da Unespar custasse R$ 5.214 por mês - como apresentado na reportagem, o orçamento mensal seria de R$ 54.460.230 e o anual R$ 653.522.760. No entanto, em 2016, o orçamento executado para a universidade foi de R$ 156.640.937,45. Dividido pelos 10.445 acadêmicos matriculados nos 68 cursos de graduação, o valor mensal utilizado foi R$ 1.249,73 o que representa 24% do número citado pela emissora.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, destaca que notícias como essa, que aparecem de forma distorcida e com valores errados, podem levar as pessoas que não conhecem com profundidade a vida das universidades a reproduzirem uma informação que não é verdadeira e, consequentemente, desqualifica a importância e o trabalho que é realizado pela comunidade acadêmica.

Neste cenário, vale destacar que a Unespar não é apenas ensino de graduação. Se o cálculo incluir as prestações de serviços à comunidade, as atividades de pesquisa e os alunos de pós-graduação, o valor final por estudante será ainda menor.

Outros quadros preocupantes na universidade referem-se à redução do pessoal efetivo nos últimos três anos e à significativa diminuição no orçamento de custeio, como as demais universidades do Estado.