Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar pode suspender calendário acadêmico na quinta-feira

Unespar pode suspender calendário acadêmico na quinta-feira

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antonio Carlos Aleixo, informou a direção superior da universidade que na próxima quinta-feira, dia 22 de março, estará em pauta para votação em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) a suspensão do calendário acadêmico de 2018 a partir do dia 26 de março. A reitoria da Unespar justifica que proposta se deve ao fato de que, até o presente momento, o Governo do Estado do Paraná ainda não autorizou a liberação de 8.560 horas para a contratação de professores temporários, mesmo com o início das aulas em quatro dos sete campi que compõem a universidade.

Além disso, um suposto decreto estadual, ainda não publicado em Diário Oficial, datado de 16 de março de 2018, autoriza e estabelece um total de 36.729 horas para contratação de professores temporários, a serem divididas entre todas as sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Em seu texto, o decreto determina para a Unespar um total de 4.389 horas, ou seja, apenas 51% da carga horária mínima que a universidade necessita para o ano letivo de 2018.

Segundo o reitor, a carência por essa carga horária temporária é motivada pela progressiva redução nos últimos anos, mediante aposentadoria, do quadro de docentes efetivos e de agentes universitários da instituição, sem que a reposição dos cargos tenha sido autorizada pelo governo estadual. Desta forma, a não liberação das 8.560 horas para contratação de docentes temporários coloca a universidade em uma situação ainda mais crítica que compromete e inviabiliza o seu pleno funcionamento.