Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vice-reitor e Diretora de Relações Internacionais da Unespar compõem mesas redondas na CRES 2018

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) esteve representada na III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), realizada entre os dias 11 e 15 de junho, na cidade de Córdoba, Argentina. O vice-reitor, professor Sydnei Kempa, e a diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI), professora Gisele Onuki, foram convidados a participar de duas mesas de debates que faziam parte da programação.

Debatendo o tema “Educação Superior e cooperação multilateral”, o vice-reitor da Unespar, Sidney atuou como palestrante, trazendo um panorama sobre o ensino superior no Paraná e dos investimentos e ações visando à internacionalização realizadas pela universidade, como as políticas linguísticas do programa Paraná Fala Idiomas. O evento aconteceu no dia  12 de junho no Campus da Universidade Nacional de Córdoba.

Compuseram a mesa, coordenada por Ernesto Villanueva (Reitor da Universidade Nacional Arturo Jauretche, Argentina), Oscar Garrido Álvarez (Reitor da Universidade de Los Lagos, Chile, e Presidente da Organização Universitária Interamericana, Canadá), Carlos Quenan (IHEAL, Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris III, França) e Josep M. Vilalta (Diretor da Global University Network for Innovation, Espanha).

No dia 13, foi a vez da professora Gisele Onuki participar da mesa de debate “Educação Superior, imigrantes/migrantes e desabrigados”. A professora apresentou um mapeamento da  imigração de refugiados no mundo, Brasil e Paraná, estado que atualmente conta imigrantes de 34 nacionalidades. Onuki também apontou alguns caminhos em desenvolvimento para promover o acolhimento e adaptação da população refugiada, tais como a políticas de cotas e outros programas de acesso à educação superior.

Coordenada por Olga Bonetti (Vice-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Córdoba, Argentina), a mesa contou, ainda, com a participação de Ricardo Rivero Ortega, (Reitor da Universidade de Salamanca, Espanha), Marta Guerreño López (Presidenta da União de Colectividades Inmigrantes de Córdoba e Titular da Rede Nacional de Líderes MIgrantes na Argentina) e Óscar Leonardo Herrera (Vice-reitor Acadêmico da Universidade Central da Colombia).

CRES 2018

Organizada pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Unesco-IESALC), pela Universidade de Córdoba, pelo Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) e pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação da República Argentina, a CRES 2018 é uma das reuniões preparatórias da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior, que ocorrerá em Paris, em 2019.

Reunindo Reitores(as), vice-reitores(as), diretores(as), estudantes, sindicatos, organizações governamentais e não governamentais de todo o continente, o evento tem como objetivo discutir e coordenar critérios e formular propostas e alinhamentos de ação com a finalidade de consolidar a Educação Superior como um bem social, direito humano e universal, e responsabilidade dos Estados.