Você está aqui: Página Inicial > Notícias > X Mostra Um's e Outros acontecerá nesta quarta-feira

X Mostra Um's e Outros acontecerá nesta quarta-feira

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

O campus Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) promove nesta quarta-feira (27), às 19h30, a X Mostra UM’s e Outros. O evento tem entrada gratuita e acontece no Teatro Laboratório (TELAB), reunindo diferentes grupos para o compartilhamento de seus processos de criação em dança. Mais informações no evento do facebook da mostra.

A mostra é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Unespar - UM, Projeto de Extensão e Pesquisa da Unespar. As pesquisas artísticas estão fundamentadas no viés da Educação Somática, focalizando o estudo dos processos perceptivos e investigativos, a partir dos seguintes conceitos: o corpo propositor / enativo; o discurso performativo / dramatúrgico e a memória /imagem – todos atrelados aos processos de criação que partem de questões individuais e que se complexificam em criações colaborativas e compartilhadas.

A coordenadora do projeto, Rosemeri Rocha explica: “são 30 anos de investimento e interesse nos modos, formatos e processos de criação, que tornam esse ambiente um lugar de produção de conhecimento em dança dentro da
UNESPAR.”

Na edição de 2018, a X Mostra UM’s e Outros: atravessamentos revesados em dança, conta com a participação do propositores convidados: Mabile Borsatto, Daniella Nery, Jorge Samuel e Yiuki Doi – que compartilharam seus diferentes processos artísticos e trazem apresentações coletivas na mostra pública.

“A proposta é dar continuidade aos objetivos do UM, tais como: criar redes com artistas da comunidade, proporcionar a interlocução com o tripé ensino, pesquisa e extensão, investir nos estudos investigativos e perceptivos do corpo e possibilitar criações em dança.” conclui a coordenadora.

Programação:

BANA-NADA: lança a problemática de mover os pares de oposição que são e estão na dança e na vida. Somos bananas amassadas, podres, doces e ajudamos o sistema digestivo de bebês e idosos. A macacada se reúne para o desafio da indecisão. E se você fosse uma banana?

Apresentação do UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança
Concepção e dramaturgia: Mabile Borsatto
Criadores-intérpretes: Cintia Zuchi, Débora Ribeiro, Diviane Helena, Eliza Pratavieira, Fernanda Ricci, Gabriela Terzian, Guilia Bieber, Isabela Andrade, Jean Christofolli, Mariah Spagnolo, Oberdan Piantino e Rodrigo Kavalkievicz
Música: De Volta Ao Planeta Dos Macacos, Jota Quest

PROJETO URBANO: como se chega sólido e evapora? Quanto tempo para a diluição? Esbarrar e borrar nas tentativas dos outros, na delicadeza e na estranheza. Oposição na cidade cinza, no diverso e no singular.
Apresentação do Grupo de Dança Guido Viaro
Concepção e dramaturgia: Daniella Nery
Criadores-intérpretes: Tayná Renisz, Gabrielle Bontorin, Tales Grego, Elber dos Santos, Luciana Mamus, Guilherme Lourenço, Brian Cristian e Luis Eduardo.
Músicas: Once Again, Hang Massive | Banho, Elza Soares

IMAGINÁRIO: parte da ação de revisitar a obra UNO (2008). Transita entre rememorar e recordar memórias, potencializando o processo criativo de quatro intérpretes-criador@s. Identifica os espaços imagéticos e disposicionais, atualizando e criando novas histórias ou ficções.
Apresentação do UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança
Concepção e dramaturgia: Rose Rocha
Criadores-intérpretes: Mariah Spagnolo, Diviane Helena e Oberdan Piantino
Música: McNutello e Clonboy | Edição: Joh Crytian

NATIVIDADE URBANA: normalização de especificidades, hibridagem de compositores complementares. Nessa parte "1.5" de nosso recorte para além do que somos, abrimos espaços para pulsos como a manhã, o bounce, o jackin e o wine.
Apresentação do Empire Clã
Concepção e dramaturgia: Jorge Samuel
Criadores-intérpretes: Ana Caroline Leopoldino, Ian Kmiecik Teixeira,
Letícia Figueiredo Zimmermann e Jorge Samuel Faria

ELÁSTICA – instalação performativa: através das brincadeiras com elásticos, os performers ampliam conexões entre as pessoas e o meio ambiente. Nesse jogo, os afetos serão atualizados a cada momento e a obra final dependerá da maneira de habitar e compor coletivamente o espaço.
Apresentação do SummuS Contato Improvisação
e LINKs Núcleo de Dança da UTfpr
Concepção: Yiuki Doi
Performers: Alunos da aulas Despertar do Corpo Expressivo
Coordenação: Yiuki Doi e Juliana Greca

Informações:

Data: 27 de junho, quarta-feira.
Horário: 19h30.
Local: TELAB, rua dos Funcionários, 1756 - Unespar Curitiba II/ FAP.
Evento: https://www.facebook.com/events/190098731812924/