Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 06 de maio, Dia da Matemática

06 de maio, Dia da Matemática

por publicado: 06/05/2024 18h35 última modificação: 06/05/2024 18h35

Você sabia que hoje é o Dia da Matemática?

Essa data é celebrada em homenagem ao renomado matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan. Malba Tahan, nascido em 6 de maio de 1895, dedicou-se apaixonadamente à matemática e à escrita, combinando-as habilmente em suas obras.

Sua capacidade de apresentar conceitos matemáticos de maneira envolvente, por meio de enigmas e narrativas, encantou leitores de todas as idades. "O Homem que Calculava" alcançou status de best-seller e segue inspirando gerações até os dias atuais, sendo também amplamente utilizado como recurso didático no ensino de matemática.

É uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da Educação Matemática e incentivarmos nossos estudantes a compreenderem sua relevância tanto em suas vidas cotidianas quanto em suas futuras carreiras, além de destacar o papel fundamental dos educadores na promoção da cultura matemática. Hoje, especialmente, dedicamos esta data aos estudantes e professores da Unespar, que aplicam os conhecimentos matemáticos em suas atividades e os compartilham, capacitando outras pessoas a utilizá-los.

O professor da imagem é o coordenador do Laboratório de Ensino de Matemática do campus de Campo Mourão, Wellington Hermann.

registrado em: ,