Geral
13 projetos de docentes da Unespar são aprovados em programa de bolsas da Fundação Araucária
Geral, Pesquisa
A Fundação Araucária (FA) anunciou, ontem (5), a aprovação de propostas de projetos de 13 professores da Unespar no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da entidade.
As propostas aprovadas – 12 em pesquisa e 1 em desenvolvimento tecnológico – receberão bolsa no valor de R$ 1.875 por um período de 24 meses, totalizando investimento de R$ 45 mil.
Outros 11 projetos, que excederam o valor dos recursos direcionados ao atendimento à chamada, mas que ainda assim estão aptos ao financiamento do Programa, foram incluídos no cadastro de reserva. Caso um projeto classificado não formalize o convênio com a FA ou ocorra desistência durante a execução, os listados no cadastro de reserva poderão ser financiados, obedecendo ordem de classificação.
O objetivo do Programa da FA é financiar pesquisadores com relevante produção científica, tecnológica e/ou inovação, valorizando o desempenho de profissionais qualificados para que a produção e a difusão do conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico, sociocultural e de inovação sejam ampliados e fortalecidos no contexto estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Abaixo a listagem dos 13 docentes e respectivos projetos contemplados com a bolsa da FA:
| 
 Docente  | 
 Projeto  | 
 Área  | 
| 
 Adilson Anacleto  | 
 Pesquisa aplicada aos Produtos Artesanais Típicos (PATS): soluções socioeconômicas para mulheres rurais residentes em comunidades socialmente vulneráveis do litoral do Paraná.  | 
 Ciências Agrárias  | 
| 
 Carlos Alexandre Molena Fernandes  | 
 Validação de aplicativo móvel para o atendimento pré-hospitalar.  | 
 Ciências da Saúde  | 
| 
 Eduardo Tulio Baggio  | 
 A economia criativa do audiovisual no Paraná: produção cultural e geração de renda em ambientes de desenvolvimento sustentável no período de 2018 a 2023.  | 
 Linguística, Letras e Artes  | 
| 
 Everton Carlos Crema  | 
 LABPMDIA – Laboratório de Produção de Material Didático Inclusivo e Assistivo.  | 
 Ciências Humanas  | 
| 
 Everton José Goldoni Estevam  | 
 Conhecimento para ensinar Estatística na Educação Básica: pesquisa, formação e prática.  | 
 Ciências Humanas  | 
| 
 Franciane Maria Pellizzari  | 
 Biodiversidade espaço-temporal de macroalgas marinhas do litoral do Paraná, em costões rochosos naturais e em estruturas artificiais, e o seu potencial nutracêutico e farmacológico aplicado a transtornos depressivos.  | 
 Ciências Biológicas  | 
| 
 Frank Antônio Mezzomo  | 
 Trajetória de um bispo: interlocuções sociais e religiosas de Dom Eliseu Simões Mendes no Nordeste e Sul do Brasil.  | 
 Ciências Humanas  | 
| 
 Gislaine Cristina Vagetti  | 
 Contribuições da educação musical associada ao movimento nos aspectos cognitivos e qualidade de vida das pessoas idosas.  | 
 Ciências Humanas  | 
| 
 Maria Ivete Basniak  | 
 Atividade matemática de alunos com altas habilidades/superdotação na construção de cenários animados.  | 
 Ciências Humanas  | 
| 
 Matheus Amarante do Nascimento  | 
 Efeitos do treinamento isolado, combinado e multicomponente sobre a aptidão física relacionada à saúde e capacidade funcional de mulheres idosas.  | 
 Ciências da Saúde  | 
| 
 Rafael Tassi Teixeira  | 
 Memória e Testemunhos Audiovisuais: a perspectiva comparada em registros documentais gravados na década de 1990 com sobreviventes do Holocausto em Curitiba.  | 
 Linguística, Letras e Artes  | 
| 
 Robson Rosseto  | 
 Criação, recepção e mediação teatral: desdobramentos poéticos.  | 
 Linguística, Letras e Artes  | 
| 
 Veridiana Rezende  | 
 O conceito de função no processo escolar: quando e como ideias deste conceito são manifestadas por estudantes do 2º ao 9º ano?  | 
 Ciências Humanas  | 




                        
                                    