Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 19 Agentes Universitários tomaram posse nesta sexta-feira, 31 de março

19 Agentes Universitários tomaram posse nesta sexta-feira, 31 de março

por Helio Sauthier publicado: 31/03/2023 17h40 última modificação: 31/03/2023 18h29

Nesta sexta (31/3), ocorreu a Solenidade de Posse de 19 Agentes Universitários(as), realizada na Sede da Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí, e nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba II/FAP, Paranaguá e União da Vitória.

Foram empossados 14 agentes de nível médio, na função de Técnico Administrativo, e 05 Agentes de nível superior, nas funções de Bibliotecário e Contador. A solenidade contou com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, do pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, Valderlei Garcia Sanches, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Rosimeri Darc Cardoso, da diretora de Recursos Humanos, Maria Perpétua Abibi antero, bem como de pró-reitores/as, direções dos campi da Unespar, direções de Centros de Áreas, docentes e agentes da Universidade. Nos próximos dias, haverão novas posses para quem não pode participar na solenidade do dia 31 de março.

A partir de 2022, a Unespar passou a contar com aumento do quantitativo total de Agentes Universitários com as 06 nomeações ocorridas em 01 de julho de 2022, de nível superior e de nível médio. Com as nomeações ocorridas neste mês de março, são mais 29 vagas de agentes, sendo 05 de nível superior e 24 de nível médio. Em setembro de 2022, por meio do Edital 060/2023, a Unespar abriu inscrições para 46 vagas de agentes, concurso que está na sua fase final de homologação.

O pró-reitor de Planejamento, Sydnei Kempa destaca que “com as nomeações que deverão ocorrer ainda neste ano, o quantitativo de agentes será ainda maior, desafogando setores que tiveram grande crescimento de trabalho nos últimos dois anos em virtude da ampliação da estrutura organizacional e demandas relativas ao progressivo crescimento da Unespar. Além disso, é necessário reconhecer a coordenação da nossa reitora e o trabalho ágil das equipes das pró-reitorias de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento e de Planejamento, bem como da Coordenação Geral de Concursos e Processos Seletivos, que não mediram esforços para abreviar tempos/movimentos objetivando as contratações e nomeações no menor espaço de tempo possível”, acrescenta o pró-reitor.

Durante a solenidade de posse, a reitora Salete Sirino destacou o momento histórico que a Unespar está vivenciando, historiando esta demanda institucional. “Desde o primeiro dia da nossa gestão, estive empenhada junto à SETI, com vistas à ampliação do quadro efetivo de agentes universitárias(os), tão necessária para o pleno funcionamento da Unespar, que é a terceira maior universidade  estadual do Paraná, composta  por 7 campi, situados em 6 cidades: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, e que  contava com somente 115 agentes, por isso, este é um dia muito significativo e especial. Expresso nosso reconhecimento e agradecimento pelo fundamental apoio recebido do secretário da SETI, Aldo Bona, e desejo boas-vindas às/aos agentes universitárias/os empossadas/os", finalizou a reitora.