Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2º Festar da Unespar encerra programação com quatro dias de celebração à arte e à cultura em Paranaguá

Geral

2º Festar da Unespar encerra programação com quatro dias de celebração à arte e à cultura em Paranaguá

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 18/06/2025 19h05 última modificação: 18/06/2025 19h05
Exibir carrossel de imagens Laura Bortolozzo/Samuel Pedroso

Entre os dias 11 e 14 de junho, a cidade de Paranaguá foi palco da segunda edição do Festar – Festival de Arte e Cultura, reunindo produções artísticas dos sete campi da universidade em uma intensa programação gratuita e aberta ao público. Promovido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o campus de Paranaguá, o evento reafirmou o papel da arte como instrumento de diálogo, formação e transformação social.

Com apresentações musicais, performances teatrais e de dança, exposições de artes visuais, rodas de conversa, oficinas, workshops, intervenções artísticas, saraus de poesia e mostra de cinema e audiovisual, o 2º Festar consolidou-se como um espaço de encontro entre artistas, estudantes, professores e comunidade externa. A diversidade de linguagens e propostas refletiu o compromisso da Unespar com a valorização das expressões culturais desenvolvidas em seu ambiente acadêmico.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Dra. Rosimeire Darc, o evento cumpriu plenamente sua proposta de integração e formação cultural: “A realização do 2º Festar demonstra a força que a comunidade acadêmica tem em relação à arte e à cultura. O festival reuniu estudantes e professores de todos os campi da Unespar, o que significa dizer que a cultura perpassa a formação acadêmica como um eixo transversal de conhecimento. Durante os dias do Festar, o campus e a cidade de Paranaguá vivenciaram experiências artísticas que certamente resultaram em crescimento pessoal e no fortalecimento da produção artístico-cultural em nossa instituição, contribuindo para enriquecer também as diferentes regiões onde a Unespar tem seus campi. Por isso, nossa expectativa era de que todos e todas aproveitassem esses dias e levassem para suas vidas experiências transformadoras”, explicou.

A diretora de Cultura da Unespar, Marcia Moraes, destacou a mobilização coletiva que tornou possível a realização do festival: “Foi uma experiência muito significativa realizar o 2º Festar em parceria com o campus de Paranaguá. A união de esforços entre direção, docentes, estudantes e agentes viabilizou uma programação diversa, que ocupou não só o campus, mas também praças, ruas e centros culturais da cidade. A participação ativa de estudantes de todos os campi mostrou a potência transformadora da arte e do encontro. Dar continuidade ao Festar, neste formato itinerante, significa fomentar espaços de aproximação e diálogo culturais, de troca e partilha do sensível, de intercâmbio de saberes e fazeres artísticos, aguçando a percepção, a sensibilidade e o reconhecimento da nossa identidade diversa e plural”.

A realização do 2º Festar contou com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo de Paranaguá, do Instituto Superior do Litoral do Paraná – Isulpar, da Biblioteca Municipal Leôncio Corrêia, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e dos veículos de comunicação de Paranaguá: JB Litoral e Ilha de Mel FM.

A primeira edição do Festar aconteceu em 2024, no campus de Paranavaí, e a proposta é que, a cada ano, o festival ocorra em um campus diferente, levando as ações culturais da Unespar a diferentes regiões do estado. A programação completa do festival, bem como os registros das atividades, pode ser conferida nas redes sociais da Diretoria de Cultura e da Proec, além dos canais oficiais da Unespar. Com o encerramento desta edição, já se volta o olhar para a próxima cidade-sede, onde novos encontros, criações e trocas artísticas deverão acontecer.

registrado em: , ,