Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 490 matriculados/as iniciam atividades no Unespar 60+

490 matriculados/as iniciam atividades no Unespar 60+

Geral, extensão

por Marina Santos Daum publicado: 24/03/2023 16h05 última modificação: 24/03/2023 16h06

Na última terça-feira (21), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) deu início às atividades do Programa Unespar 60+, em todos os campi que desenvolvem o projeto de extensão, por meio de uma aula magna com o tema “A Inclusão da Pessoa Idosa nas Universidades”. Em um primeiro momento, a atividade foi ministrada pela presidenta do Conselho Paranaense dos Direitos dos Idosos, Adriana Santos de Oliveira, e aconteceu de forma simultânea e remota para 490 matriculados/as. Após a aula remota, cada campus desenvolveu suas atividades com as turmas, de forma presencial.

O professor Sebastião Cavalcanti Neto, coordenador geral do Programa, também atua como coordenador local do Unespar 60+ em Paranaguá e no Litoral do Paraná, regiões pioneiras no desenvolvimento do projeto na Unespar. Sua expectativa para esse ano é de “aproximar, cada vez mais, as ações voltadas à pessoa idosa na Universidade com atividades de ensino, pesquisa e extensão, que constituem o tripé do ensino superior", explica.

As coordenações do Programa nos campi também se mostraram empolgadas com o início das atividades. A diretora do campus de Paranavaí e coordenadora local do projeto, Maria Antonia Ramos Costa, destaca que “a expectativa é desenvolver atividades mais efetivas e com a participação dos/as idosos/as. Para isso, montamos um planejamento com atividades físicas e iniciamos uma Oficina da Memória, mas a ideia é ter várias opções de oficinas durante o ano”, descreve.

A coordenadora do Unespar 60+ no campus de Curitiba II/FAP, Gislaine Vagetti, ressalta que “apesar de o projeto ter iniciado em 2021, a procura de discentes vem crescendo significativamente. A expectativa para 2023 é ampliar a integração das pessoas idosas com o ambiente universitário, visando a qualidade de vida e bem-estar dos/as participantes, além de proporcionar estudos, pesquisas e comunicações científicas que poderão ser produzidas por diversos cursos do campus”, destaca.

No campus de União da Vitória, o foco para este ano está na formação continuada das pessoas idosas. A coordenadora local, Roseli Klein, explica que “nesse ano, vamos focar na saúde emocional dessas pessoas, para que elas possam participar dos encontros, socializar, apreender com atividades culturais e, acima de tudo, se divertirem”, esclarece.

Em Campo Mourão o projeto é desenvolvido desde 2015 e assim como os demais, apresenta o protagonismo feminino como característica marcante. A coordenadora local, Divania Luiza Rodrigues, comenta que durante a aula magna, essas mulheres receberam destaque, o que “demonstra uma expectativa futura para elas. Dentro do espaço universitário, elas contam com um grupo de convivência, amizades e amor umas pelas outras. A universidade, por outro lado, está acolhendo esse trabalho, pois alguns cursos estão buscando participar do projeto e demais setores estão buscando integração com as pessoas idosas”, explana.

Na abertura do evento, a reitora da instituição, Salete Machado Sirino, argumentou sobre a relevância do Programa Unespar 60+, ressaltando que o mesmo já está presente em cinco campi da Universidade e que a atual gestão pretende implementar as atividades com pessoas idosas nas seis cidades em que a Unespar está inserida. “Vemos com muito entusiasmo, a cada ano, um grupo maior de estudantes participando desse programa tão importante e tão especial para nós”, expressa. A reitora finaliza citando Paulo Freire: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. "Na verdade, nós estamos aprendendo com vocês e estamos muito felizes com a presença de vocês na Unespar, já que tornam a nossa Universidade mais humana, mais rica com a troca de convivências e experiências que esse programa de extensão possibilita”.

As atividades do Unespar 60+ estão abertas para que toda a comunidade acadêmica possa participar, basta entrar em contato com as/os coordenadores dos campi para discutir como contribuir. Para mais informações, encaminhe um e-mail para unespar60mais@unespar.edu.br e tire suas dúvidas.

Unespar 60+

O Unespar 60+ é um programa de extensão aprovado há pouco mais de um ano pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) como uma proposta que abriga atividades voltadas à pessoa idosa. O trabalho com pessoas idosas já vinha sendo desenvolvido pelos campi da Unespar de forma independente. A partir deste ano, os projetos se uniram e compõem o Unespar 60+. Fazem parte:

• Centro de Apoio e Desenvolvimento do Idoso (Cadi), do campus de Campo Mourão;
  • Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Uapi), campus de Curitiba II/FAP;
  • Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) e Unati Litoral, campus de Paranaguá;
  • Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), campus de Paranavaí;
  • Faculdade da Terceira Idade (Fati), campus de União da Vitória.